La Liga denuncia «intoleráveis insultos» racistas a Yamal no clássico

Queixa na polícia por abusos de linguagem contra o jogador do Barcelona de apenas 17 anos

A La Liga anunciou este domingo que vai denunciar os «intoleráveis insultos» racistas proferidos contra Lamine Yamal por alguns adeptos merengues, durante o clássico Real Madrid-Barcelona no Santiago Bernabéu. «Árabe de merda, preto de merda» foram alguns dos insultos registados, sobretudo quando o jogador festejava o seu golo, o terceiro, antes de jogo terminar 4-0. O extremo de 17 anos imitou o ‘eu estou aqui’ de Ronaldo, antes de mostrar o número nas costas da camisola.

«Face aos acontecimentos durante o Real Madrid - Barcelona, em que se verificaram comportamentos racistas intoleráveis, a LA LIGA vai denunciar de imediato os insultos e gestos racistas recebidos pelos jogadores do Barcelona Gabinete de Ódio da Polícia Nacional, informando a Unidade de Crimes de Ódio e Discriminação da Procuradoria-Geral do Estado. A LA LIGA condena veementemente estes factos ocorridos no Santiago Bernabéu e mantém-se firme no seu compromisso de erradicar qualquer tipo de comportamento racista e de ódio dentro e fora dos estádios. Não há lugar no desporto para este flagelo», anunciou a organização.

 

Também o Real Madrid prometeu investigar. «O Real Madrid abriu uma investigação com o objetivo de encontrar e localizar os autores destes lamentáveis e desprezíveis insultos, a fim de adotar as medidas disciplinares e judiciais pertinentes», pode ler-se numa nota oficial.