Filipe Çelikkaya e o reforço sonante do Estrela da Amadora: «Ferro será uma enorme mais-valia»
Defesa-central promete ser um nome importante para o plantel de Filipe Martins. (Foto: Estrela da Amadora)

Filipe Çelikkaya e o reforço sonante do Estrela da Amadora: «Ferro será uma enorme mais-valia»

NACIONAL18.07.202420:25

Filipe Çelikkaya trabalhou com o defesa-central no início do seu processo de formação no Benfica; já na altura, salienta o técnico, percebia-se que estava ali um jogador de grande qualidade; regresso a Portugal catapultá-lo-á novamente, projeta

Aterrou na Reboleira um dos grandes destaques do mercado até ao momento: Ferro.

O defesa-central, de 27 anos, está de regresso ao futebol português depois de três épocas e meia no estrangeiro – Valência (Espanha), Hajduk Split (Croácia) e Vitesse (Países Baixos) -, isto depois de ter explodido no Benfica, onde se assumiu como titular indiscutível a meio da temporada 2018/2019 (18 jogos e três golos), aumentando significativamente o registo no ano seguinte (40 jogos e um golo). Na Luz, fez dupla de peso com Rúben Dias e conquistou Liga e Supertaça.

Ferro e Rúben Dias fizeram dupla de sucesso no eixo da retaguarda do Benfica. (Foto: IMAGO)

O presente é, então, no Estrela da Amadora, mas A BOLA foi aos primórdios de Ferro e esteve à conversa com Filipe Çelikkaya, técnico que estava no Benfica quando o defesa-central chegou ao clube.

«Integrou a equipa de sub-14, mas como tinha saudades de casa jogava no Taboeira e ia fazer os torneios pelo Benfica», recorda o técnico, recuando a 2011.

Mas já nessa altura os sinais eram evidentes: «No ano seguinte, já nos sub-15, foi definitivamente para Lisboa, para o Benfica Campus, e passou a ser orientado pelo mister Luís Nascimento. Mas já antes se percebia que era um miúdo com uma qualidade futebolística enorme, fator que acabou por ajudá-lo imenso na integração.»

Técnico fez parte do percurso formativo de Ferro nos encarnados. (Foto: IMAGO)

Mesmo salientando que Ferro era «um miúdo com uma personalidade algo introvertida», Çelikkaya não ficou surpreendido com o seu crescimento no Benfica. «Era, de facto, um jogador com potencial e não fiquei minimamente surpreendido com o seu crescimento no Benfica e consequente chegada à equipa principal», salienta, antes de projetar o futuro na Reboleira: «Será uma enorme mais-valia para o Estrela da Amadora, independentemente do sistema que o mister Filipe Martins vier a utilizar. Tanto pode jogar numa linha de quatro, como numa linha de cinco. Pode ter aqui a oportunidade de voltar a jogar com regularidade e apresentar os registos que conseguiu ao serviço do Benfica