Alemanha Fífia de Kobel embala Bayern ‘de’ Cancelo para a liderança ante Borussia ‘de’ Guerreiro (golos)
O Bayern de Munique, decampeão alemão, recuperou na tarde deste sábado a liderança da classificação da Bundesliga, ao vencer o Borussia de Dortmund, que partia para esta 26.ª jornada como líder, por 4-2, no jogo grande da ronda do campeonato germânico, disputado no Estádio Allianz Arena, em Munique, e que fica a assinalar a estreia do técnico Thomas Tuchel (ex-Chelsea) ao leme dos bávaros.
Com Thomas Tuchel a deixar o lateral internacional português João Cancelo inicialmente no banco de suplentes mas a lançá-lo para o jogo nos últimos 11’ (rendeu Alphonso Davies, aos 79’) - já Edin Terzic (Dortmund), apostou em Raphael Guerreiro a titular no onze dos visitantes - o descalabro do Borussia, após uma entrada personalizada, começou num inacreditável lapso do guardião suíço Gregor Kobel, que acertou ‘na atmosfera’ aos 12’, falhando a interceção a uma abertura longa – chutou antes do grande círculo, no seu meio campo – do defesa-central francês Upamecano… e a bola entrou lentamente na baliza vazia, para o 1-0 dos bávaros.
O golo foi, depois, atribuído pela Bundesliga ao guardião suíço (autogolo), que ainda acertou ‘nas orelhas’ da bola, após o disparo de Upamecano.
O Borussia acusou o toque em termos anímicos e o Bayern desfez a presa em pouco mais de dez minutos, com Thomas Mueller a bisar, aos 18’ e 23’, e elevar o marcador até 3-0, com Kobel a parecer afetado e novamente a parecer não ter feito tudo ao seu alcance no terceiro tento, ao defender um primeiro remate de Leroy Sané para a frente… com o capitão dos bávaros, Mueller, a agradecer… e 3-0.
Jogo resolvido em menos de 25 minutos, com o Bayern a reconquistar a liderança da classificação, agora com 55 pontos, mais dois do que o Borussia de Dortmund, que soma 53 pontos, enquanto o Union de Berlim, que neste dia goleou o Estugarda por 3-0, é terceiro classificado da Bundesliga, com 51 pontos.
Na segunda parte, Terzic promoveu as entradas de Ozkan e de Malen, com Raphael Guerreiro a recuar da sua posição, na intermediária, para o lugar em que fez escola, lateral-esquerdo.
Mas sem impedir que, quase em ritmo de treino, o Bayern ampliasse para 4-0 aos 51’, por Kingsley Coman, que iniciara a jogada, a corresponder a estupenda abertura de Leroy Sané, tudo em corrida e em movimento!
Sinal positivo de Raphael Guerreiro aos 72’, numa boa combinação ofensiva pela esquerda com Jude Bellingham, e o internacional inglês a acabar derrubado em falta pelo recém-entrado Gnabry, na grande área do Bayern.
Um penálti que Emre Can se encarregou de converter no tento de honra do Dortmund (4-1). E aos 90’, com Raphael Guerreiro a somar a sua décima assistência da temporada na Bundesliga, Malen rematou em arco e deixou Sommer a ver, dando ao resultado números mais equilibrados: 4-2. Mas era tarde para a reviravolta: fica a décima (!) assistência de Raphel Guerreiro esta temporada na Bundesliga, a sublimar época afirmativa do internacional português.
Recorde abaixo as principais incidências da partida e reveja os golos do ‘Der Klassiker’: