Federação espanhola marca eleições e Mundial com Portugal e Marrocos já não está em risco
Com as eleições marcadas na Federação Espanhola, a candidatura ao Mundial com Portugal e Marrocos deixa de estar em risco
Foto: IMAGO

Federação espanhola marca eleições e Mundial com Portugal e Marrocos já não está em risco

16 de dezembro de 2024 é a data escolhida para o sufrágio

Depois de muita especulação, há, finalmente, uma luz ao fundo do túnel para o novo ciclo na Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Todo o turbilhão que começou com a suspensão de Luis Rubiales, antigo presidente, e que se prolongou com as suspeitas de corrupção que envolveram o ex-dirigente, deixou a RFEF numa situação de gestão interina. Agora, María Ángeles García Chaves, vice-presidente adjunta, confirmou que as eleições se vão realizar a 16 de dezembro de 2024.

As eleições assumem elevada importância porque, em 2030, Espanha espera, juntamente com Portugal e Marrocos, organizar o Campeonato do Mundo. O ciclo de cinco anos que se segue, entre 2025 e 2029, será fulcral na preparação do torneio e, sem esta estabilidade, estava posta em causa a candidatura a três. A FIFA já havia anunciado que só com eleições é que a candidatura podia ir a votos no dia 11 de dezembro e, com o sufrágio marcado, deixa de haver qualquer entrave.