Atenção, Portugal: Espanha tem de eleger presidente para receber Mundial 2030
Portugal será um dos países que irá receber o Mundial 2030. Foto: Miguel Nunes/ASF

Atenção, Portugal: Espanha tem de eleger presidente para receber Mundial 2030

Candidatura conjunta entre os três países só pode ir a votação no dia 11 de dezembro caso o ato eleitoral na RFEF seja realizado

Espanha pode deixar de ser anfitriã do Mundial 2030 caso não resolva, com a maior brevidade possível, a questão da eleição no novo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol.

O aviso foi feito por Emilio García Silvero, Diretor Jurídico da FIFA e Angelo Rigopoulos, Diretor Geral de Integridade e Regulamentação da UEFA, após o final da reunião realizada no Conselho Superior do Desporto. Os dois dirigentes sublinharam a urgência processo, sob risco da candidatura que envolve ainda Portugal e Marrocos não ir a votações no próximo dia 11 de dezembro.

«A reunião foi positiva e estamos convencidos de que o Conselho Superior de Desporto quer ajudar para que exista um processo eleitoral para resolver um problema que existe há mais de um ano. A Real Federação Espanhola de Futebol é uma das mais importantes do mundo, se não a mais importante e deve ter um presidente. No dia 11 de dezembro, o congresso da FIFA escolherá o local do Mundial 2030, serão mais de 200 federações que devem dar a sua confiança a um projeto de longo prazo, mas, para isso, deve ter um presidente», alertou García Silvero, numa ideia partilhada por Rigopoulos.

«A situação deve ser normalizada e, se não, como aconteceu com outras federações, a FIFA e a UEFA terão de intervir», disse Rigopoulos, antes de ser retificado por García Silvero: «estamos convencidos que não será necessário chegar a esse ponto, mas também teremos de observar uma resposta positiva.»

Após os avisos vindos da FIFA e da UEFA, Álvaro de Miguel, secretário-geral da RFEF, apelou ao começo do processo eleitoral.

«Pedimos apenas que o processo eleitoral seja autorizado. Não nos importamos com quem, o Conselho Superior de Desporto ou Tribunal Arbitral do Desporto, mas o processo eleitoral deve começar», destacou.

Recorde-se que Espanha, Portugal e Marrocos concorrem juntos à organização do Campeonato do Mundo de 2030, tendo já entregado à direção da FIFA o dossier de candidatura.

Nesta candidatura, os Estádios da Luz, Alvalade e Dragão foram os escolhidos para representaram Portugal. Espanha recebe a final, estando previsto que esta se realize no Santiago Bernabéu.