FC Porto: o superlativo Nico González

Espanhol do FC Porto já marcou mais golos (5) em 2024/2025 do que nas duas temporadas anteriores. Lidera vários 'rankings' dos médios do campeonato português e é um dos imprescindíveis de Vítor Bruno

Depois de ter ficado de fora da receção do FC Porto ao Midtjylland, devido a castigo, Nico González voltou à titularidade diante do Estrela da Amadora e foi o melhor elemento em campo do lado azul e branco, ele que na primeira parte conseguiu desmontar um nó complicado, abrindo o caminho a mais uma vitória dos dragões, que aproveitaram o deslize do Benfica na Vila das Aves para subirem, ainda que à condição, à vice-liderança do campeonato português.

A preponderância do médio espanhol na equipa de Vítor Bruno é de tal ordem que já atingiu um registo ao nível de golos superou às duas anteriores temporadas: cinco. O jogador ganha uma outra dimensão nos azuis e brancos, começando a época numa posição mais adiantada do terreno, jogando mais próximo do ponta de lança e ajudando na primeira zona de pressão na saída de bola dos adversários.

Aos 22 anos, Nico González atravessa o momento de maior fulgor na carreira e, além dos cinco golos já apontados, soma quatro assistências para os companheiros em 2024/2025, ele que é o segundo jogador do plantel portista com mais minutos nas pernas, 1852, sendo apenas superado pelo guarda-redes Diogo Costa, que contabiliza um total de 1920 minutos.

Segundo os dados fornecidos pelo site Datamb.football.com, o médio do FC Porto lidera vários rankings dos médios que atuam na Liga portuguesa. O espanhol lidera os itens de passes curtos, golos esperados, duelos de cabeça e golos de cabeça. Trata-se, na realidade, de um jogador multifacetado, capaz de se adaptar a várias posições do terreno, sempre com enorme carimbo de qualidade, sobretudo ao nível de passe, ele que é exímio na condução de bola e nas saídas em transições do FC Porto, muito por culpa também da escola que teve em Barcelona.

Cláusula de 60 milhões de euros

O internacional sub-21 espanhol chegou à Invicta oriundo da Catalunha e rubricou um contrato válido por cinco temporadas, até 2028, ficando com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Na altura, o FC Porto acordou com o Barcelona o pagamento de 8,4 milhões de euros pela totalidade do passe, sendo que o emblema catalão terá direito a receber 40 por cento da mais valia obtida numa futura transferência. O Barcelona fica ainda com a opção de recompra dos direitos do jogador por 30 milhões de euros, até 30 de junho de 2025.

A BOLA abe que até ao momento a SAD liderada por André Villas-Boas não foi contactada pelos responsáveis do emblema culé no sentido de Nico González ser resgatado pelo clube-mãe, tanto mais que o jogador se sente feliz no Dragão e é neste momento titular indiscutível na formação orientada por Vítor Bruno.