FC Porto: um dragão que não gosta de jantar fora

Desempenho dos portistas longe de casa tem ficado aquém das expectativas. Cinco jogos consecutivos sem ganhar como visitante. Segue-se nova visita ao Minho, região de má memória esta temporada

Têm sido contrastantes os resultados do FC Porto em casa e fora esta temporada. Se a turma de Vítor Bruno fez do Estádio do Dragão uma verdadeira fortaleza, onde venceu todas as partidas exceto a receção ao Manchester United (3-3), para a Liga Europa, já o desempenho longe da Invicta tem deixado a desejar.

Nas últimas cinco deslocações, os azuis e brancos não conseguiram vencer nenhuma partida, registando três derrotas e dois empates, numa série que engloba três competições distintas (Liga, Taça de Portugal e Liga Europa).

A última vez que os comandados e Vítor Bruno sorriram fora de portas foi há já quase dois meses, no final de outubro. Na altura os dragões venceram na Vila das Aves, em duelo da nona jornada do campeonato, e com um resultado expressivo: 5-0. Samu brilhou com um ‘hat-trick’ nesse jogo, que também ficou marcado pela estreia de Rodrigo Mora a faturar pela equipa principal portista.

Seguiu-se um mês de novembro tenebroso para as hostes azuis e brancas, com quatro desafios consecutivos na condição de visitante. Primeiro, um desaire muito penalizador no Olímpico de Roma (1-2), perante a Lazio, complicou as contas do apuramento para o top-8 da Liga Europa, num encontro perdido nos instantes finais graças a um golo tardio de Pedro Rodríguez. O desaire em solo transalpino veio já depois da derrota na ronda inaugural da prova, na Noruega.

No regresso à Liga, chegou o momento mais baixo da época. A goleada sofrida no Estádio da Luz (1-4) fez soar todos os alarmes no reino do dragão e a contestação à equipa e ao treinador subiram de tom.

A eliminação da Taça de Portugal, em Moreira de Cónegos (1-2), agravou uma situação que já não estava fácil para os azuis e brancos, antes de um empate amargo em Bruxelas, ante o Anderlecht (2-2).

Na jornada 13, nova perda de pontos no campeonato, desta vez em Famalicão, prolongou a série negativa de resultados fora de casa. O Minho não rem sido uma região simpática para os dragões esta temporada.

Agora, com a tranquilidade a regressar aos poucos depois de dois triunfos sem sofrer golos no Dragão (Midtjylland e Estrela da Amadora), o FC Porto tem mais um teste exigente no Minho, frente ao carrasco na prova rainha, o Moreirense.

A turma de César Peixoto vai tentar replicar a surpresa que causou na Taça de Portugal, jogando em casa, terreno onde tem sido um osso dureo de roer para os adversários e no qual ainda não perdeu esta temporada.

Nos dois ultimos desafios no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, os cónegos bateram dois 'grandes': FC Porto e Sporting, ambos por 2-1, já depois de terem roubado pontos ao Benfica (1-1). Fica o aviso à equipa azul e branca, que quer colocar fim a esta série negativa e continuar a perseguição ao topo da Liga.