FC Porto e a Liga Europa: via rápida ou via-sacra
Dragões têm duas formas de entrar diretamente na competição europeia; 4.º lugar só servirá se ganharem a Taça de Portugal ao Sporting; objetivo imediato: arrumar questão em Braga
O FC Porto pode apurar-se diretamente para a Liga Europa via campeonato ou Taça de Portugal. Contudo, se vencer ou empatar sábado em Braga arruma a questão e garante automaticamente o 3.º posto e um lugar na fase de grupos da segunda maior prova da UEFA, sem ter de depender do resultado da final do Jamor, dia 26, contra o Sporting. Qualquer outro cenário que não passe por um apuramento tranquilo para a Liga Europa terá implicações profundas na preparação da próxima temporada em matéria de datas para o regresso ao trabalho.
Imaginando o seguinte cenário: o FC Porto cai para o quarto lugar, mas vence a Taça de Portugal. Os dragões qualificam-se diretamente para a Liga Europa, porque em termos de apuramento direto para a competição europeia prevalece o vencedor do segundo troféu interno. Como estão na final da prova, e o Sporting está confirmado na Champions, se terminarem em 3.º lugar na Liga os portistas ficam já garantidos na fase regular, sem mais preocupações. É um aspeto muito relevante para a definição das datas de arranque da pré-temporada, num verão em que há Campeonato da Europa e Copa América. Apurando-se diretamente, o FC Porto inicia a sua participação na Liga Europa a 25 ou 26 de setembro, datas da 1.ª jornada. No cenário mais catastrófico – 4.º lugar e finalista vencido da Taça – entrará na segunda pré-eliminatória, a 25 de julho e 1 de agosto , tendo ainda uma terceira pré-eliminatória (8 e 15 de agosto) até chegar ao play-off (22 e 29 de agosto).
A Copa América, organizada pelos Estados Unidos, inicia-se a 20 de junho e termina a 14 de julho e pelo menos três jogadores do FC Porto marcarão presença na prova continental: Wendell e Evanilson (Brasil) e Eustáquio (Canadá, ainda à espera da lista oficial, mas será seguramente um dos eleitos). O Campeonato da Europa também tem final marcada para 14 de julho, em Berlim. Internamente, a Liga arranca no fim de semana de 10 e 11 de agosto.
Cair na segunda pré-eliminatória da Liga Europa implicará antecipar o regresso do plantel ao complexo desportivo do Olival pelo menos três semanas, em finais de junho/início de julho e reduzir drasticamente o descanso dos internacionais. Um cenário que o FC Porto quer, evidentemente, evitar a todo o transe.