FC Porto com duelo inédito para voltar a sorrir na Champions
Taremi e Galeno festejaram frente ao Shakhtar, última vitória portista na Champions (IMAGO/Justus Stegemann)

ANTEVISÃO FC Porto com duelo inédito para voltar a sorrir na Champions

NACIONAL25.10.202308:00

Antuérpia chega ao encontro desta noite da Liga dos Campeões só com derrotas, querendo os dragões aproveitar a visita ao lanterna vermelha para apagar o último deslize, em casa, diante do Barcelona

O FC Porto visita esta quarta-feira à noite o Antuérpia, em partida da 3.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões, com o objetivo de regressar às vitórias na prova milionária, depois de ter saído derrotado do Dragão, com o Barcelona, na última ronda (0-1).

E será com novo alento que Sérgio Conceição perseguirá esse objetivo, ou não tivesse já contado com a presença de Pepe, Eustáquio e Wendell no último treino da equipa portista antes de a comitiva rumar à Bélgica. Já na equipa de Mark van Bommel, o médio Mandela Keita, que recupera de lesão, é a grande dúvida.

Pela frente, os dragões têm um adversário que nunca defrontaram e que procura a primeira vitória na competição para descolar do último lugar do grupo (derrotas com Barcelona, 0-5, e Shakhtar Donetsk, 2-3) e para acalentar esperanças de se manter em prova.

Dragões sorriram nas últimas visitas à Bélgica

Apesar do duelo inédito, as duas equipas já mediram forças com clubes do país do adversário de hoje e ambas têm saldo positivo. O Antuérpia teve pela frente o Marítimo na 1.ª eliminatória da Taça UEFA de 1993/1994, somando uma vitória (2-0) e um empate (2-2).

Já os azuis e brancos somam nove vitórias, dois empates e sete derrotas frente a equipas belgas. Quanto aos jogos fora, o FC Porto saiu da Bélgica com mais derrotas (seis) do que vitórias (três), com a particularidade de os triunfos terem sido registados nas últimas deslocações: ao terreno do Genk, 3-0 em 2010/2011; e do Club Brugge, 2-1 em 2016/2017 e 4-0 em 2022/2023. 

Apesar do passado do treinador do FC Porto na Bélgica, enquanto jogador – representou o Standard Liège de 2004/2005 a 2006/2007 –, Sérgio Conceição nunca defrontou o Antuérpia.