«Sérgio Conceição é, como treinador, o que era como jogador: fanático e agressivo»
Mark van Bommel na conferência de imprensa de antevisão do Antuérpia-FC Porto.
Foto: IMAGO

«Sérgio Conceição é, como treinador, o que era como jogador: fanático e agressivo»

INTERNACIONAL24.10.202313:22

Mark van Bommel elogia a «filosofia» de jogo dos dragões e a «disciplina» imposta pelo treinador

O treinador do Antuérpia, Mark von Bommel, considera que Sérgio Conceição mantém as características que já tinha como jogador e que até tem semelhanças consigo na «filosofia» que impõe à equipa.

«Joguei contra o Sérgio em 2001 [Parma-PSV] e acho que é, como treinador, o que era como jogador: fanático, agressivo, mas com um futebol muito bom, com muita disciplina», afirmou, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Van Bommel considera que o FC Porto de Conceição apresenta um futebol «de alta qualidade»: «Até se pode comparar um pouco com a minha filosofia no futebol.»

O treinador do Antuérpia acrescentou que o FC Porto tem, «individualmente, bons jogadores», apesar de «não serem assim tão conhecidos na Holanda e na Bélgica».

Para o jogo desta quarta-feira, Mark van Bommel admite que os portistas «são favoritos» e que vai ser «muito difícil» para o Antuérpia. «Têm jogadores para este nível, têm experiência nestes jogos, sabem quando parar o jogo, quando dar mais rapidez, quando defender de forma agressiva…», completou.

Questionado sobre se o FC Porto é favorito não só neste jogo, mas também a vencer o grupo, van Bommel respondeu: «O grupo não sei, porque perderam contra o Barcelona. Mas pode ser, não podemos desvalorizar esta equipa.» Sobre qual o resultado que o deixará contente amanhã, disse apenas: «Com os três pontos, vou estar muito feliz.»

Van Bommel diz que preparou os seus jogadores para seguirem um plano e saberem qual o seu papel durante o jogo: «Eles são realistas, sabem que o FC Porto é uma grande equipa e favorito para amanhã. Estou a prepará-los para que não estejam demasiado nervosos. Eu também estou, mas não quero que eles entrem com medo. Têm de saber o plano e qual o seu papel, e ter noção que podem ganhar.»

Na sala de imprensa esteve também o médio Jurgen Ekkelenkamp, que poderá substituir amanhã o lesionado Mandela Keita [estará afastado dos próximos jogos devido a uma lesão no joelho].

«O FC Porto é uma equipa muito boa, grande, joga na Liga dos Campeões muitas vezes. Têm jogadores rápidos, com muita qualidade e com boa técnica. Temos de jogar como uma equipa para ter um resultado bom e oxalá consigamos os 3 pontos amanhã», disse.