Faz ideia quantos trios defensivos Amorim utilizou em 13 jogos?

NACIONAL25.10.202422:00

Em 13 jogos oficiais esta temporada o leão já apresentou 7 (!) trios defensivos diferentes de início. E só por uma vez esses três jogadores cumpriram os 90 minutos. Uma lógica contrariada: Em que equipa que ganha... mexe-se. E muito!

É uma daquelas reflexões que nos habituamos a ouvir desde que tomamos um primeiro contato com o futebol: «Equipa que ganha não se mexe». Uma ideia que assenta, sobretudo, na consistência de uma estrutura base vencedora. Pois bem, olhando para aquela que vem sendo a linha mestra na metodologia de Amorim, sobretudo na presente época, essa é uma tese completamente… contrariada.

Nunca o plantel leonino foi tão renovado. Em todos os jogos, todos os setores. Cortando com o estatuto titular/suplente identificado em quase todas as equipas da Liga. A rotação feita no trio de defensivo, essa, será, provavelmente, o melhor exemplo desta ideia. Olhemos apenas para equipas iniciais. Excluindo mudanças feitas durante o jogo. Em 13 jogos oficiais esta época, Rúben Amorim apresentou, imagine-se, sete (!) trios defensivos diferentes. Contas feitas, sete jogadores que já tiveram estatuto de titular (e ainda sem nomes como St. Juste ou Fresneda, a aguardarem por uma oportunidade no onze).

E quem pensa que é na zona recuada que deverá existir maior solidez… outro dado que não vai de encontro a essa ideia nos leões. Nestes 13 jogos, só por uma vez um trio cumpriu os 90 minutos. Quando? Na primeira jornada da Liga (vitória sobre o Rio Ave por 3-1). Nos restantes as mudanças foram constantes. Muitas vezes até com saídas de dois jogadores deste trio durante os jogos.

TRIO DE DEFESAS

JOGOS

Quaresma, Debast, Inácio

FC Porto (Supertaça), Casa Pia

Quaresma, Diomande, Inácio

Rio Ave, Nacional, Farense, FC Porto

Debast, Inácio, Matheus Reis

Arouca

Diomande, Debast, Inácio

Lille, PSV (Liga dos Campeões)

Debast, Diomande, Matheus Reis

Aves SAD e Estoril

Bruno Ramos, Debast, Inácio

Portimonense (Taça de Portugal)

Ricardo Esgaio, Debast, Inácio

Sturm Graz (Liga dos Campeões)

Diomande e Gonçalo Inácio são os mais 'experientes' do trio defensivo (IMAGO)

Apesar desta rodagem competitiva, no que se refere ao trio de defesas, saltam à vista três nomes que foram apostas em quatro ocasiões (jogos com o Rio Ave, Nacional, Farense e FC Porto): Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio.   

Que não poderá ser repetido no jogo de hoje face à lesão de Quaresma. Ao que tudo indica entrará Debast, para fazer companhia a Diomande e Inácio, fórmula apresentada em apenas dois jogos de… champions: Lille e PSV.  

Muitas mudanças com resultados à vista: dois golos sofridos na Liga, um sucesso com muitos rostos...

Gonçalo Inácio não terá a companhia de Eduardo Quaresma que vai falhar jogo em Famalicão por lesão (IMAGO)