Famalicão: Pablo está pronto para 'explodir'
Jovem ponta de lança brasileiro (à esquerda) já trabalha às ordens de Armando Evangelista. (Foto: Famalicão)

Famalicão: Pablo está pronto para 'explodir'

NACIONAL10.07.202418:05

Jovem ponta de lança está de regresso depois do empréstimo ao Paços de Ferreira na segunda metade da temporada passada; conhece os cantos à casa e está totalmente integrado; ganhou espaço após as saídas de Jhonder Cádiz, Henrique Araújo e Danho

Oportunidade soberana para Pablo se afirmar no plantel principal do Famalicão. O jovem ponta de lança brasileiro, de apenas 20 anos, está de regresso a Vila Nova e promete ser uma boa surpresa para o técnico Armando Evangelista.

Pablo – que é filho de Pena, antigo goleador de FC Porto, SC Braga e Marítimo – volta a casa depois de ter estado emprestado ao Paços de Ferreira na segunda metade da temporada passada, sendo que na Capital do Móvel contabilizou 15 jogos (um golo e uma assistência). O presente (e o futuro) escreve(m)-se novamente com sotaque minhoto e o canarinho está pronto para agarrar, em definitivo, um lugar entre a nata dos famalicenses. E o facto de ter sido integrado pelo técnico nestes primeiros dias de trabalho já quer dizer muita coisa…

Ponta de lança teve uma passagem positiva pelos castores. (Foto: Paços de Ferreira)

Mas há mais: a tal oportunidade soberana deve-se, também, ao facto de Pablo ser, por esta altura, o único ponta de lança do plantel. É certo que o mercado oferecerá reforços a Armando Evangelista para o referido posto específico, mas também não é menos verdade que as saídas dos três pontas de lança que pontificavam no plantel na época transata abrem (ainda mais) espaço à explosão de Pablo.

Jhonder Cádiz – uma das grandes figuras do Famalicão nas últimas três temporadas (80 jogos, 28 golos e cinco assistências) e que foi recentemente transferido para o Club Léon, do México -, Henrique Araújo – que regressa ao Benfica sem se ter afirmado no Minho – e Florian Danho – que esteve emprestado pelos suíços do Stade-Lausanne e que também não conseguiu deixar a sua marca em Vila Nova – eram as referências ofensivas em 2023/2024, mas todos eles rumaram a outras paragens neste defeso e deixam um espaço de manobra mais abrangente ao brasileiro.

Pablo está no Famalicão há cinco anos, tendo chegado na época 2019/2020 para a formação dos minhotos. O seu percurso ascendente levou-o à equipa principal na temporada seguinte, sendo que, daí para cá, contabiliza já 38 jogos (quatro golos) na elite famalicense. Números que tendem a aumentar em 2024/2025…