Famalicão: Novo estádio a custo zero e concluído em 2027
José Pina Ferreira, Mário Passos e Miguel Ribeiro. Imagem: Câmara Municipal de Famalicão

Famalicão: Novo estádio a custo zero e concluído em 2027

NACIONAL20.02.202417:30

Atual Estádio Municipal será alvo de uma reestruturação profunda

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão apresentou, esta terça-feira, um plano «arrojado» para a construção do novo estádio municipal da cidade, que deverá estar concluído em 2027, e sem custos para a autarquia minhota.

Mário Passos, ao lado de Miguel Ribeiro (Presidente da Famalicão SAD) e José Pina Ferreira (Presidente do FC Famalicao), deu a conhecer o plano de reestruturação do espaço onde está já implantado o atual Estádio Municipal de Famalicão, que passará por uma remodelação profunda, com alargamento das bancadas para uma capacidade de 10 mil pessoas, um pavilhão polivalente, parque de estacionamento e serviços comerciais.

O autarca quer que o conjunto da obra, a estar finalizada em 2027, saia a «custo zero» para a Câmara Municipal de Famalicão, que continuará a ser proprietária dos 46 mil metros quadrados da área intervencionada. A estratégia passa pela concessão dos terrenos por um período de tempo a definir após a conclusão dos estudos de avaliação e de viabilidade económico financeira.

«Conseguimos valorizar o espaço urbano e manter o Estádio Municipal no mesmo local, dotando-o de condições ajustadas a uma equipa de topo do futebol nacional e internacional, tudo isto sem investimento financeiro municipal associado», disse Mários Passos, que não referiu o tempo da consessão, contudo, deu a certeza de que terminado o período acordado, «os terrenos e os equipamentos construídos regressam à esfera municipal».

Durante esse período o promotor poderá explorar comercialmente as infraestruturas criadas, mas o futuro estádio será para usufruto exclusivo do Futebol Clube de Famalicão, cuja SAD é liderada por Miguel Ribeiro.

«Isto é um processo municipal, não vou fazer qualquer comentário. A única coisa que a Famalicão SAD pode dizer é que a confiança na Câmara é inabalável e que terá sempre uma solução para viabilizar a construção do estádio», disse Miguel Ribeiro.

Em sintonia com a Liga Portugal, o concurso será lançado no terceiro trimestre deste ano e poderão concorrer promotores nacionais e internacionais. As receitas geradas através da exploração comercial - à exceção do estádio - serão para o promotor vencedor do concurso.