Matilde Fidalgo termina a carreira aos 30 anos
Lateral-direita internacional portuguesa anunciou a decisão
«Já narrei esboços deste texto centenas de vezes na minha cabeça, mas adiei sempre escrevê-lo». Esta sexta-feira, Matilde Fidalgo não adiou mais. Através de uma emocionante mensagem publicada nas redes sociais, a lateral anunciou que pendurou as chuteiras.
Agora com 30 anos, a internacional portuguesa recorda a longa carreira: «Comecei a jogar perto dos seis anos, agora tenho trinta. Foi uma vida, ainda que apenas parte, por força das circunstâncias, tenha sido feito profissionalmente. Não obstante, o meu compromisso foi sempre o mesmo, desde menina, federada ou não, profissional ou não.»
«Foi bonito fazer parte de uma era revolucionária do futebol feminino, marcada por um crescimento exponencial do qual fiz parte ativa. Ficam comigo, na memória, os momentos históricos dos qual fiz parte, os títulos e prémios que conquistámos e conquistei. As alegrias e as tristezas. A realização e a frustração. As dores e os alívios. Os países, realidades e pessoas que conheci, as amizades que forjei e muitíssimas histórias para recordar. Foi bom», concluiu.
De facto, títulos não faltaram na carreira de Matilde Fidalgo. A atleta natural de Lisboa tem no palmarés seis Campeonatos (ao serviço do Futebol Benfica, Sporting, SC Braga e, posteriormente, do Benfica), duas Supertaças, três Taças de Portugal, duas Taças da Liga e até um título da segunda divisão. Tudo isto a nível nacional, uma vez que ainda venceu uma Taça de Inglaterra com o Manchester City, o mesmo clube do primo, Bernardo Silva.
A nível internacional, Matilde Fidalgo somou 48 internacionalizações por Portugal, bem como outras 24 pelas seleções jovens. A defesa esteve presente no Euro Sub-19 2012 feminino e no Euro 2017. No que diz respeito a clubes, começou no São João Brito e passou por clubes como Futebol Benfica, Sporting, SC Braga, Manchester City, Benfica, Betis e, o último que representou, Famalicão.