Calcanhar de Telma Encarnação desbloqueia vitória leonina em Famalicão
Primeiro toque da atacante no jogo, finalizado por Ana Capeta, deu os três pontos a Mariana Cabral, num duelo complicado (e poupado) após as eliminatórias da Liga dos Campeões
Na ressaca do apuramento para a ronda 2 da fase de qualificação da Liga dos Campeões, alcançado na Islândia, o Sporting deslocou-se a Famalicão para o jogo de abertura da segunda jornada da Liga BPI e venceu, por 3-1.
Por causa desse duplo confronto com o Frankfurt e o Breidablik e da eliminatória seguinte com o Real Madrid, Mariana Cabral optou por fazer bastantes alterações no onze. Mesmo assim, as coisas começaram muito bem para as leoas, que conseguiram criar duas grandes oportunidades de golo nos primeiros dez minutos, mas Jacynta atirou por cima da baliza, já dentro da grande área, enquanto a Ana Capeta acertou na trave, num belo remate de longe.
Ao minuto 17, a bola entrou, mas a equipa de arbitragem assinalou uma falta sobre a guarda-redes famalicense, algo que o VAR veio a confirmar. No entanto, o golo chegaria mesmo na primeira parte e de grande penalidade, que foi convertida por Andreia Bravo, já em cima do intervalo. Jacynta sofreu falta na área sobre Sabina Di Muro e a sua colega de equipa não desperdiçou.
Em vantagem no marcador, não demorou muito na segunda parte para que as leoas sofressem o golo do empate, com Diana Meriva a finalizar um contra-ataque dos visitados, de forma espetacular, num remate ao ângulo superior direito.
Já com apenas meia hora de jogo, Mariana Cabral foi obrigada a colocar três titulares em campo e o sucesso foi quase imediato, com Telma Encarnação a assistir de calcanhar, no seu primeiro toque, a Ana Capeta, que colocou novamente o Sporting em vantagem, pouco depois de acertar novamente na trave. Num primeiro momento, o golo ainda foi anulado por fora de jogo da ex-Marítimo, mas o VAR acabou por o validar.
Já em cima do minuto 90, também acabada de entrar e na sequência de um canto, Georgia Eaton-Collins fez o resultado final, estreando-se a marcar com a camisola verde e branca e acabando com as dúvidas do vencedor da partida.
Com estes três pontos, as leoas somam já seis triunfos em seis possíveis, para todas as competições, e ocupam o primeiro lugar da tabela classificativa, embora à condição.