30 setembro 2023, 20:04
Quatro golos no empate entre Boavista e Famalicão
Golo de Justin de Haas, aos 90+2', impediu os axadrezados de voltarem às vitórias
Óscar Aranda regressou à titularidade para a Liga mais de cinco meses depois; arma de João Pedro Sousa para a reta final da temporada; formação no gigante espanhol para ser lapidada
Quando foi divulgada a ficha oficial do jogo entre o Famalicão e o Estrela da Amadora, na tarde do passado sábado, ficou a saber-se que havia uma grande novidade no onze dos minhotos: Óscar Aranda.
O jovem extremo espanhol, de apenas 21 anos de idade - completa 22 no próximo dia 29 de abril -, figurava entre as escolhas iniciais de João Pedro Sousa, algo que já não acontecia há mais de cinco meses.
A última titularidade do número 11 na Liga havia acontecido a 30 de setembro de 2023, jogava-se, então, a 7.ª jornada da Liga, partida que o Famalicão empatou diante do Boavista (2-2).
30 setembro 2023, 20:04
Golo de Justin de Haas, aos 90+2', impediu os axadrezados de voltarem às vitórias
Nessa altura, a presença de Óscar Aranda no onze era uma constante. Afinal, o espanhol havia apenas começado no banco de suplentes logo na ronda inaugural - vitória no terreno do SC Braga (1-2) -, num dérbi minhoto em que foi... decisivo: lançado aos 54 minutos, o extremo espanhol marcou, já em período de compensação, o golo do triunfo do conjunto de Vila Nova.
Depois disso, Aranda foi titular nos seis encontros seguintes, numa fase que até foi bastante proveitosa para os famalicenses - duas vitórias, três empates e apenas uma derrota.
O cenário, porém, haveria de inverter-se e, a partir daí, o virtuoso extremo espanhol passou a figurar apenas nas opções secundárias do técnico do Famalicão, sendo suplente utilizado em nove partidas. Apenas por uma vez voltou a constar das escolhas iniciais, mas num embate relativo à Taça de Portugal - goleada do Famalicão no reduto do Camacha, na 3.ª eliminatória.
18 novembro 2023, 16:15
Francisco Moura, Pablo (2), Gustavo Sá e Dobre apontaram os golos do triunfo minhoto; madeirenses bateram-se com muita dignidade e não mereciam tão pesada derrota; Famalicão vai à Luz no próximo sábado
Mas como não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe, Óscar Aranda foi persistente, continuou a trabalhar nos limites e voltou à titularidade diante do Estrela da Amadora. Foi substituído já no decorrer da segunda parte, mas, no período em que esteve em campo, contabilizou um conjunto de intervenções interessantes e que lhe dão legítimas aspirações de continuar a figurar nos eleitos do técnico.
João Pedro Sousa tem, portanto, uma opção bastante válida para a reta final do campeonato. No fundo, Óscar Aranda só quer continuar a provar todo o seu valor. Até porque, olhando para a sua formação, o extremo tem tudo para explodir na elite nacional.
Depois de dar os primeiros pontapés na bola no Granada - clube da cidade de onde é natural -, Aranda mudou-se para o Real Madrid. Foi no gigante espanhol que realizou quase todo o seu percurso formativo, com especial incidência para os registos alcançados na formação secundária dos merengues (54 jogos e 10 golos em duas épocas no Real Madrid Castilla).
A realidade do internacional pelas camadas jovens de Espanha é, agora, em solo lusitano, com Aranda a ser uma das grandes (e várias...) apostas de futuro do Famalicão, clube com o qual tem contrato até 2026. A qualidade do extremo está toda lá e será uma questão de tempo para que o seu nome ande nas bocas do mundo...