22 outubro 2023, 09:57
Famalicão não aterrou na Madeira e jogo com o Camacha é adiado
Equipa regressou sábado ao aeroporto do Porto e depois a Famalicão
Francisco Moura, Pablo (2), Gustavo Sá e Dobre apontaram os golos do triunfo minhoto; madeirenses bateram-se com muita dignidade e não mereciam tão pesada derrota; Famalicão vai à Luz no próximo sábado
A lógica imperou e o Famalicão segue, com naturalidade, para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. João Pedro Sousa tinha alertado para os perigos deste jogo - «se pensarmos que vamos em passeio, vamos ser eliminados» - e verdade é que os seus jogadores levaram à letra os avisos do seu treinador e não facilitaram.
Francisco Moura, logo aos 20 minutos, deu o melhor seguimento a uma assistência de Óscar Aranda e abriu o ativo, cabendo a Pablo (29'), com um belo gesto técnico, na sequência um cruzamento da esquerda de... Francisco Moura, fazer o 2-0 que se verificava ao intervalo.
A etapa complementar começou com uma tremenda ocasião de golo para o Camacha, mas António Belo não foi (nada) feliz e viu o poste negar-lhe os intentos. Se os madeirenses têm conseguido reduzir nesse momento (e até pela injeção de confiança que, por certo, receberiam), então a história do jogo poderia ser outra...
Mas tal não aconteceu e, pouco depois, Gustavo Sá como que sentenciou a eliminatória. Aos 50 minutos, internacional jovem português rematou colocado, já dentro da área, para o 3-0 e 'aniquilou' por completo as esperanças da formação madeirense.
Já no dealbar do encontro, o conjunto minhoto conseguiu marcar mais dois golos e chegar à goleada: Dobre (90') e Pablo (90+2') completaram a mão cheia. Um resultado indiscutível, naturalmente, mas que acabar por ser demasiado pesado para a digna e meritória exibição do Camacha.
O Famalicão segue, assim, para 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, fase em que vai medir forças com o Benfica, num jogo que está agendado para as 20.45 horas do próximo sábado, no Estádio da Luz.
Recorde o filme do jogo:
Final da partida! Camacha 0 Famalicão 5
O Famalicão confirmou o seu estatuto de favorito e carimbou o passaporte para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. A goleada sobre o Camacha foi uma realidade porque os comandados de João Pedro Sousa abordaram este encontro diante da formação insular, que milita no Campeonato de Portugal, com toda a seriedade, e, dessa forma, o resultado acabou por avolumar-se de uma forma natural, apesar de os números finais serem demasiado pesados para a boa réplica dada pelos madeirenses. Francisco Moura, Pablo (2), Gustavo Sá e Dobre apontaram os golos do triunfo do Famalicão que, recorde-se, na próxima ronda da prova rainha do futebol português irá medir forças com o Benfica.
Golo do Famalicão! 0-5
Passe de Dobre para Pablo, com o jovem avançado brasileiro, já na área e depois de desenvencilhar-se da marcação de dois defensores contrários, a rematar colocado para a mão cheia de golos dos famalicenses.
Golo do Famalicão! 0-4
Passe de Gustavo Sá para a esquerda, onde Afonso Rodrigues, de forma inteligente, assiste na perfeição Dobre, com o extremo romeno a não ter quaisquer dificuldades em encostar para quarto golo da formação minhota.
89': Cruzamento da direita de Gustavo Sá e cabeceamento quase perfeito de Dobre, com a bola a tirar tinta ao poste esquerdo da baliza de Duarte Nuno.
87': Livre lateral cobrado por Vieirinha e Kenny, à entrada da área, a cabecear ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Ivan Zlobin.
84': Assistência de Afonso Rodrigues e remate de primeira de Gustavo Sá, em zona frontal, ligeiramente por cima da barra da baliza de Duarte Nuno.
81': Cartão amarelo a Kenedy (Camacha).
80': Grande oportunidade para o Famalicão! Pablo apareceu isolado na grande área do Camacha, ligeiramente descaído para a esquerda, mas o remate do jovem avançado brasileiro da formação minhota foi travado por Duarte Nuno, que fez uma defesa de qualidade.
76': Dupla substituição no Camacha, com as saídas de Gabriel Fraga e António Belo para as entradas de Kenedy e Hudson.
75': Dupla substituição no Famalicão, com as saídas de Francisco Moura e Théo Fonseca para as entradas de Rúben Lima e Afonso Rodrigues.
68': Substituição no Famalicão, com a saída de Óscar Aranda para a entrada de Dobre.
64': Cartão amarelo a Fábio Faria (Camacha).
58': Substituição no Camacha, com a saída de Carlos Ponte para a entrada de Kenny Nascimento.
56': Dupla substituição no Famalicão, com as saídas de Zaydou Youssouf e Topic, para as entradas de Gustavo Assunção e Tom Lacoux.
55': Dupla substituição no Camacha, com as saídas de Samuel e Wellyson, para as entradas de Fábio Faria e Rodrigo Alírio.
Golo do Famalicão! 0-3
Gustavo Sá, já dentro da área, ligeiramente descaído para o lado esquerdo, remata certeiro para o fundo das redes da baliza de Duarte Nuno. O Famalicão está cada vez mais perto da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal...
46': Grande oportunidade para o Camacha! António Belo tentou a sua sorte, logo a abrir a etapa complementar, mas o remate do número 7 da formação madeirense bateu no poste da baliza de Ivan Zlobin.
Início da segunda parte!
O pontapé de saída da etapa complementar foi dado pelo Camacha.
Intervalo! Camacha 0 Famalicão 2
Tempo de descanso no Complexo Desportivo da Camacha, com o Famalicão a puxar dos galões e a colocar em prática o favoritismo teórico que lhe era apontado à partida para este duelo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Francisco Moura (20') e Pablo (29') marcaram os tentos que vão dando vantagem ao conjunto que milita na elite do futebol nacional, com a equipa da casa, digna representante do Campeonato de Portugal, a bater-se de forma digna para tentar causar uma surpresa e vestir a pele de 'tomba-gigantes'. O cenário não está, para já, favorável aos madeirenses, mas ainda faltam 45 minutos e tudo pode acontecer. À espera do desfecho deste encontro está o Benfica, uma vez que os encarnados irão receber, na 4.ª eliminatória da prova rainha, o vencedor do duelo entre Camacha e Famalicão.
45': Cartão amarelo a Zaydou Youssouf (Famalicão).
38': Cartão amarelo a Gabriel Fraga (Camacha).
38': Óscar Aranda, de livre direto, tenta colocar a bola ao ângulo superior direito da baliza de Duarte Nuno, mas o guarda-redes do Camacha, atento, nega o golo ao número 11 do Famalicão.
37': Cartão amarelo a Luís Miguel (Camacha).
Golo do Famalicão! 0-2
Passe longo de Riccieli para o flanco esquerdo, cruzamento de primeira de Francisco Moura e Pablo, também de primeira (belo gesto técnico do jovem avançado brasileiro), rematou para o fundo das redes de Duarte Nuno. Os minhotos acentuam o seu favoritismo e vão colocando em prática o que era expectável em teoria.
Golo do Famalicão! 0-1
Óscar Aranda fugiu bem pelo corredor esquerdo, endossou o esférico a Francisco Moura, com o jovem lateral-esquerdo, em mais uma aparição no último terço ofensivo, a entrar na área e a rematar colocado para o primeiro golo da tarde no Complexo Desportivo da Camacha. Os minhotos vão, pelo menos para já, fazendo jus ao seu estatuto de primodivisionários e adiantam-se no marcador.
19': Cartão amarelo a a Wellyson (Camacha).
15': Mais uma boa iniciativa de Martín Aguirregabiria pelo flanco direito, cruzamento para a área e Gustavo Sá, com um remate cruzado, a chamar novamente à ação Duarte Nuno. O guarda-redes do Camacha largou a bola numa primeira instância, mas reagiu de imediato e, à segunda, segurou o esférico.
9': Remate de meia-distância de Cristiano, na sequência de uma segunda bola proveniente de um alívio da defensiva famalicense, mas a bola saiu muito por cima da barra da baliza defendida por Ivan Zlobin.
4': Francisco Moura, numa das suas já incursões pelo flanco esquerdo, foi lançado velocidade, através de um passe longo, e, já dentro da área, rematou de pé direito para defesa segura de Duarte Nuno.
1': Primeira aproximação perigosa do Famalicão. Passe de Martín Aguirregabiria e Théo Fonseca, já dentro da área, remata cruzado, fazendo a bola passar perto do poste direito da baliza defendida por Duarte Nuno.
Início da partida!
Pontapé de saída dado pelo Famalicão, que equipa todo de branco. O Camacha joga de azul escuro.
Já há equipas oficiais!
Árbitro: Bruno Vieira (AF Lisboa); Assistentes: Vanessa Gomes e Gonçalo Freire; 4.º Árbitro: Flávio Duarte
Camacha (titulares): Duarte Nuno; Wellyson, Prince, Luís Miguel C e Cristiano; Samuel, Huguinho, Vieirinha e Carlos Ponte; António Belo e Gabriel Fraga
Camacha (suplentes): Ohoulo, Kenedy, Alírio, Kenny, João Fernandes, Hudson, Fábio, André e Tiago
Treinador (Camacha): Tiago Quaresma
Famalicão (titulares): Ivan Zlobin; Martín Aguirregabiria, Riccieli C, Justin de Haas e Francisco Moura; Zaydou Youssouf e Topic; Óscar Aranda, Gustavo Sá e Pablo; Théo Fonseca
Famalicão (suplentes): Luiz Júnior, Rúben Lima, Tom Lacoux, Gustavo Assunção, Otávio, Afonso Rodrigues, Nathan, Dobre e Jhonder Cadiz
Treinador (Famalicão): João Pedro Sousa
Quem estará particularmente atento a este jogo é o Benfica, uma vez que, ditou o sorteio entretanto já realizado pela Federação Portuguesa de Futebol, o vencedor deste duelo entre Camacha e Famalicão irá deslocar-se ao Estádio da Luz na próxima ronda da prova rainha do futebol português. E esse jogo entre Benfica e Camacha ou Famalicão também já tem dia e hora marcados: será no próximo sábado, às 20.45 horas.
No que concerne à Taça de Portugal, tanto Camacha como Famalicão vão estrear-se na presente edição da prova. Os madeirenses não realizaram a sua partida da 2.ª eliminatória por desistência do Luzense - a formação açoriana desistiu de todas as competições seniores masculinas de futebol e, por isso, foi-lhe aplicada uma derrota administrativa (0-3) -, ao passo que os minhotos, por serem uma equipa da Liga, entram apenas na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Os famalicenses vêm de um empate frente ao Vizela (0-0), sendo que, nos últimos três encontros realizados, experienciaram os três resultados possíveis num jogo de futebol: antes desse nulo no dérbi minhoto, tinham ganho ao Gil Vicente (3-1) - noutro... dérbi do Minho - e haviam sido derrotados pelo Estrela da Amadora (0-1).
No caso do Famalicão, o emblema minhoto está tranquilamente instalada no 7.º lugar da tabela classificativa da Liga, com 16 pontos, num trajeto que tem sido marcado por exibições de grande qualidade do conjunto orientado por João Pedro Sousa.
E para esta veia goleadora acentuada, acrescente-se, em muito contribuíram os dois últimos resultados obtidos pela formação orientada pelo jovem Tiago Quaresma, de apenas 37 anos. O Camacha vem de duas goleadas consecutivas para o Campeonato de Portugal, no caso, diante do Dumiense (5-0) e do Sandinenses (4-1).
O Camacha está a fazer uma temporada de elevado mérito, uma vez que, cumpridas que estão as 10 primeiras jornadas, lidera a Série A do Campeonato de Portugal, com 24 pontos (oito vitórias e duas derrotas). Além do primeiro posto na sua série, o conjunto madeirense tem também o melhor ataque de todo o Campeonato de Portugal, com 22 tentos apontados (média de 2,2 golos por jogo).
Recorde-se, que, à semelhança dos restantes jogos da 3.ª eliminatória, o encontro entre Camacha e Famalicão também estava inicialmente agendado para o fim de semana de 21 e 22 de outubro, mas o mau tempo impediu que a comitiva famalicense aterrasse no Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, razão pela qual o jogo teve mesmo de ser adiado, acabando por ser remarcado para este sábado.
22 outubro 2023, 09:57
Equipa regressou sábado ao aeroporto do Porto e depois a Famalicão
Camacha e Famalicão medem forças na tarde deste sábado (14.15 horas), numa partida referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, que vai realizar-se no Complexo Desportivo da Camacha, em Santa Cruz, na Madeira. O vencedor desta partida já sabe que na próxima ronda da prova rainha do futebol português irá medir forças com o Benfica, no Estádio da Luz. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio entre insulares e minhotos e, como sempre, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!