Estrela da Amadora: Miguel Lopes reintegrado no grupo e espreita regresso
Miguel Lopes, do Estrela da Amadora (à direita), envolve-se numa disputa de bola em jogo pela Liga 2 de futebol. Foto: Gil Peres/Imago.
Foto: IMAGO

Estrela da Amadora: Miguel Lopes reintegrado no grupo e espreita regresso

NACIONAL22.02.202421:39

Experiente defensor regressou ao relvado, cumprindo importante passo na recuperação a lesão no joelho direito; não compete há três meses e meio e encontrará setor muito concorrido na luta pela titularidade quando se restabelecer na plenitude

No decurso da preparação do Estrela da Amadora para um importante duelo pela manutenção na Liga, numa receção ao Chaves, os tricolores contam com uma boa e motivadora notícia: Miguel Lopes, um dos seus capitães, deu um passo seguro rumo à sua recuperação. O defesa de 37 anos tem estado ausente dos relvados, fruto de ter contraído um problema no menisco do joelho direito, e iniciou a sua reintegração junto do restante plantel, pelo qual é tido como referência.

O problema físico no joelho levou mesmo a que Miguel Lopes tenha sido sujeito a uma intervenção cirúrgica há cerca de três meses, iniciando aí um processo de reabilitação cuja previsão mais otimista apontava a entre seis e oito meses de paragem que acabou por estender-se. Algo tido como natural em função da sensibilidade da lesão e que não preocupa nem o departamento médico nem os responsáveis estrelistas, pelo contrário: o veterano defensor está a reagir como esperado e voltará à competição em segurança.

O regresso de Miguel Lopes aos encontros oficiais pode, por isso, estar para breve, pois cumpriu um dos momentos de maior moralização pessoal, o facto de ter podido matar saudades do relvado e cumprir alguns exercícios específicos com os companheiros, algo que tem feito nos próximos dias para suprir todas as limitações e colocar-se à disposição do treinador.

O regresso aos treinos do defesa internacional por quatro ocasiões e vencedor de Liga, Taça e Supertaça em Portugal, coloca a perspetiva de, a breve trecho, Sérgio Vieira passar a contar com todos os elementos que compõem a sua defesa e escolher os elementos que mais garantias lhe apresentem para as importantes batalhas que serão disputadas até ao final da temporada. Para já, o jogador está praticamente recuperado na totalidade e aguarda para recuperar o ritmo competitivo que perdeu com esta paragem forçada.

Recorde-se que Miguel Lopes, que há pouco mais de um ano foi convertido, com sucesso, à posição de defesa central quando havia feito toda a carreira como lateral, não compete há quase três meses e meio, tendo tido a sua última aparição oficial na receção ao Moreirense (derrota por 1-0), em meados de novembro. Quando regressar, encontrará um setor bastante concorrido, que até ao momento apresenta outras sete opções – Kialonda Gaspar, Pedro Mendes, Rúben Lima, Mansur, Diogo Fonseca, Lucão e Johnstone Omurwa.