Luan Farias brilha em Tondela...e o Estrela segue com atenção
Extremo encontra-se emprestado aos beirões pelos tricolores, tendo já rubricado oito golos e quatro assistências; amadorenses perspetivam a reintegração na pré-época ou capitalizar venda face à crescente cotação do atleta
O Estrela da Amadora procura manter-se na Liga principal na sua época de regresso após década e meia de ausência e terá na próxima ronda, na receção ao Desportivo de Chaves, marcada para este sábado, uma importante batalha por esse propósito. Simultaneamente, continua atento ao futuro e a possíveis mais-valias desportivas e financeiras, que poderão vir a ser criadas num ativo contratualmente ligado ao clube.
A BOLA sabe que o desenvolvimento de Luan Farias tem causado agrado na estrutura dos tricolores, visto que tem justificado na plenitude a opção tomada no início da temporada. Sérgio Vieira ainda lhe concedeu minutos no primeiro encontro oficial da temporada, na 1.ª eliminatória da Taça da Liga, mas perante a inexistência de espaço para o jogador o Estrela decidiu cedê-lo temporariamente ao Tondela para que este pudesse competir com regularidade e dar seguimento à sua evolução.
Uma medida que se revelou acertada, já que o extremo tem estado em particular destaque. Luan, de 21 anos, tem sido um dos destaques da turma beirã, ao serviço da qual contabiliza 24 participações, com oito golos marcados e quatro assistências. Um registo muito interessante que ganha maior expressão na Liga 2, na qual apontou sete dos oito golos que apontou esta época, num total de 18 partidas no segundo escalão profissional português. Mas não só: rápido e imprevisível, já conquistou cinco grandes penalidades no decorrer da temporada.
Uma época bem conseguida que surge como mais uma etapa no progresso do extremo ambidestro, que na época passada já havia demonstrado a sua qualidade ao serviço dos sub-23 com quatro golos em 27 partidas, contribuindo fortemente para o título alcançado pelo Estrela na última edição da Liga Revelação e conquistando o direito de se estrear na Liga 2 ao serviço da equipa principal.
Um espaço ao qual Luan Farias poderá regressar caso mantenha a bitola exibicional que tem apresentado. No primeiro ou no segundo escalão - e o Estrela tudo fará para seguir na divisão principal em 24/25 - o brasileiro parece afigurar-se cada vez mais como um reforço interno e discutir o seu lugar no plantel na próxima época.
Caso o Estrela volte a não garantir espaço para o tecnicista que tem brilhado em Tondela, há ainda a perspetiva de capitalizar um encaixe no mercado - a boa carreira de Luan valer-lhe-á a cobiça de outros emblemas e todos os cenários serão avaliados na Reboleira.