16 fevereiro 2024, 12:45
Tudo o que disse Sérgio Conceição: De Taremi, ao atraso na Liga e a certeza de nunca desistir
Treinador do FC Porto foi autoritário na defesa dos jogadores, pediu apoio do público e disse que gosta de testes de pressão
Azuis e brancos recebem amadorenses, este sábado, no Estádio do Dragão, cinco dias após a derrota amarga em Arouca; Otávio espreita a estreia com a camisola portista
A poucos dias da importante receção ao Arsenal, para os 'oitavos' da Liga dos Campeões, o FC Porto tem pela frente outro duelo no Dragão, frente ao Estrela da Amadora, este sábado à noite, para a 22.ª ronda da Liga.
Após um dececionante desaire que complicou (e de que maneira) as aspirações azuis e brancas no que à luta pelo título diz respeito, o conjunto de Sérgio Conceição quer deixar para trás a derrocada em Arouca e regressar aos triunfos, em casa, perante um adversário que venceu na última ronda.
A derrota dos portistas em Arouca (3-2):
O Estrela recebeu e venceu o Portimonense (3-0), na 21.ª jornada:
Agora a 7 pontos dos rivais lisboetas, a formação portista não tem margem para errar, numa fase da época em que o volume de jogos se adensa: vem aí a partida com os gunners para a Champions, há campeonato, e ainda o duelo nos Açores para a Taça de Portugal, ante o Santa Clara, que foi adiado.
Já o emblema da Amadora respira um pouco melhor, depois de ter batido o Portimonense. A distância para o primeiro lugar de despromoção direta, vaga ocupada pelo Vizela, é, agora, de 5 pontos.
No que concerne ao historial de encontros entre os dois emblemas, a supremacia dos dragões é evidente: 24 triunfos em 39 jogos. A última vitória amadorense diante do FC Porto foi há quase 15 anos, em abril de 2009, para a Taça de Portugal. Curiosamente, antes do regresso dos homens da Reboleira aos palcos principais do futebol português, esta temporada, esse duelo havia sido o último entre os dois clubes.
Focando a análise apenas em jogos na casa portista, o domínio é ainda mais avassalador: verificam-se 16 vitórias dos azuis e brancos em 19 partidas.
Esta época, na primeira volta da Liga (5.ª jornada), a formação portista venceu na Reboleira (0-1). Mehdi Taremi foi o autor do golo decisivo, que permitiu aos dragões somarem os três pontos.
Sistema tático: 4x2x3x1
Onze provável: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio, Zaidu; Eustáquio, Nico González; Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson.
Lesionados: Marcano e Gonçalo Ribeiro
Em dúvida: Alan Varela
Castigados: Fábio Cardoso e Wendell
Figura: Francisco Conceição
Tem sido o principal desequilibrador dos dragões, com a sua capacidade de drible acima da média. Depois de um empréstimo ao Ajax onde pouco jogou, está finalmente a afirmar-se como uma das figuras do FC Porto. Em Arouca, fez o tento que ainda deu alguma esperança aos azuis e brancos, tendo elevado para cinco o número de golos na temporada.
O que disse Sérgio Conceição na antevisão ao jogo: «Lembro-me das primeiras conferências que fiz, há sete anos, sensivelmente, seis anos e tal, que estava em permanente teste. Andei sempre em testes e vou continuar em testes, porque gosto disso, gosto desses testes, dessa pressão, não gosto de perder, nem gosto de empatar, mas gosto desses ciclos difíceis, são o que são, nós representamos um clube que é o FC Porto, é normal os ciclos serem difíceis, porque cada empate é um desastre. É sempre um desastre, por isso, estamos preocupados é com o Estrela, como é que joga o Rodrigo Pinho, se joga muito em apoio, o que é que os alas fazem, se o Aloísio e o Léo Cordeiro, como é que pressionam, quando é que pressionam, em que zona é que pressionam, se os laterais se projetam na frente, isso é com o que estou preocupado. Fala-se pouco de futebol em Portugal, mas faz parte, estamos habituados.»
16 fevereiro 2024, 12:45
Treinador do FC Porto foi autoritário na defesa dos jogadores, pediu apoio do público e disse que gosta de testes de pressão
Sistema tático: 3x4x3
Onze provável: Bruno Brígido; Kialonda Gaspar, Pedro Mendes, Rúben Lima; Hevertton Santos, Aloísio Souza, Léo Cordeiro, Nilton Varela; Regis Ndo, Rodrigo Pinho e Léo Jabá.
Lesionados: António Filipe; Miguel Lopes; Mansur e Gustavo Henrique.
Em dúvida: Manuel Keliano
Figura: Léo Jabá
Em ano de estreia em solo português, o extremo brasileiro tem sido um dos destaques do conjunto orientado por Sérgio Vieira, levando já cinco golos e três assistências. O ex-avançado do PAOK marcou um dos golos dos amadorenses no triunfo diante do Portimonense. Vai tentar repetir a dose no Dragão, onde jogará pela primeira vez na carreira.
O que disse Sérgio Vieira antes do encontro: «Queremos fazer um grande jogo, dentro das nossas regras, e dando continuidade ao que são os nossos processos sabendo que, lá no fim, o foco está sempre nos pontos, na vitória. Eles vão querer reagir muito forte, porque dois jogos sem ganhar, naquele clube, é inadmissível, mas o nosso foco não está no FC Porto, está em nós e no nosso trabalho. Trabalhámos bem esta semana e identificámos o que temos de vencer.»
16 fevereiro 2024, 14:14
Sérgio Vieira propõe uma equipa confiante para defrontar o FC Porto, preparada para as dificuldades que irá encontrar; enalteceu as qualidades técnicas e humanas de Nanu, mas anunciou que este «não chegou a hora» de o lançar no onze inicial