Estrela da Amadora: Miguel voltou para ser 'patrão' e irá reencontrar o leão
Miguel Lopes, do Estrela da Amadora, troca impressões com os colegas Jean Felipe e Mansur com o gestor de operações do Estrela, Dinis Delgado (à esquerda) e Kialonda Gaspar (à direita) nas proximidades. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Estrela da Amadora: Miguel voltou para ser 'patrão' e irá reencontrar o leão

NACIONAL22.03.202413:28

Experiente defesa regressou após longa paragem por lesão e o seu contributo foi visível: a equipa apenas sofreu um golo e não voltou a perder; irá reencontrar o Sporting, que representou entre 2013 e 2017

Num momento em que a Liga caminha, a passos largos, para as suas principais decisões, entre elas a manutenção, o Estrela da Amadora tem recebido boas notícias, a começar pelo regresso dos atletas que recuperaram de lesão que parecem ter permitido à equipa encontrar a estabilidade que esta procurava. Essa situação denota-se, acima de tudo, na defesa e a tal não será alheio o facto de Miguel Lopes ter regressado ao setor e na plenitude das suas faculdades.

Apesar de o trio de centrais do Estrela da Amadora contar com futebolistas de visível experiência como Kialonda Gaspar, Pedro Mendes ou Mansur, havia ainda espaço para um líder, a colocar-se em posição central, e Miguel Lopes tem provado, nas últimas duas jornadas, ser esse jogador. Após ter sido obrigado a uma paragem prolongada, superior a três meses, o defensor de 37 anos aguardou pacientemente pela sua oportunidade, recuperando o ritmo necessário para voltar a ser útil à equipa.

Desta forma, quando foi considerado apto para voltar a competir, o internacional português aguardou, no banco de suplentes, em duas jornadas consecutivas – a receção ao Desportivo de Chaves e a deslocação ao SC Braga – e quando o técnico, Sérgio Vieira, o lançou, já o fez com a consciência de que o lugar de patrão iria mesmo ser seu. E Miguel Lopes respondeu com categoria, juntando-se a Gaspar e Diogo Fonseca num trio que apresentou resultados de sucesso na receção ao Casa Pia (3-1).

O Estrela da Amadora repetiu a fórmula na semana seguinte, num teste ainda mais exigente, que colocou uma complicada deslocação ao reduto do Famalicão, e o trio de centrais deu uma resposta ainda mais convincente ao manter a sua baliza a salvo (0-0) e o camisola 13 a destacar-se particularmente ao disponibilizar-se para todos os duelos e importantes ações de corte em especial na segunda parte como um dos melhores em campo – a Liga de Clubes atribuiu a distinção ao companheiro de equipa Aloísio Souza.

Miguel Lopes contribuiu para o êxito dos tricolores, que não foram derrotados nos últimos dois encontros e apenas consentiram um golo numa evolução muito favorável que antecede a reação ao atual líder do campeonato, o Sporting, dentro de precisamente uma semana. Um emblema que o defensor bem conhece e ao qual esteve contratualmente ligado durante quatro temporadas e meia, entre 2013 e 2017, quando na altura evoluía como lateral direito e até chegou à Seleção Nacional (quatro internacionalizações, todas em 2012).

O antigo lateral, hoje convertido com sucesso nas funções de central numa linha de cinco defesas, apenas representou os leões por uma época e meia, sendo que no restante período cumpriu empréstimos a Lyon (França), Granada (Espanha) e Akhisar (Turquia). De verde e branco vestido, Miguel Lopes acumulou 31 partidas…e uma Taça de Portugal, em 14/15, defrontando agora os verdes e brancos pela segunda vez desde que os caminhos de ambos se separaram, a primeira na Reboleira, onde agora faz a sua casa e é, inclusive, capitão.

O veterano defesa foi titular na partida relativa à primeira volta, na qual o Estrela conseguiu operar uma reviravolta em Alvalade…mas não conseguiu evitar outra, terminando derrotado por 3-2, e o capitão estrelista saiu com dificuldades físicas aos 64 minutos. Mais de quatro meses depois, no calor do Estádio José Gomes, Miguel Lopes espera alcançar outra performance e outro resultado perante um dos mais fortes candidatos ao título nacional e na abertura da 27.ª jornada da Liga.

Também lhe poderá interessar: abraço entre Sérgio Conceição e Sérgio Vieira