Estrela da Amadora: Kawan será o substituto de Gaspar no eixo
Kawan Thomaz em ação pelo Botafogo em jogo pela Copa São Paulo em futebol. Foto: D.R.

Estrela da Amadora: Kawan será o substituto de Gaspar no eixo

NACIONAL20.06.202416:33

Tricolores continuam a garantir reforços no Brasil, apetrechando também a sua defesa; jovem defensor ocupará vaga criada pelas saídas e chegará por empréstimo, com opção de compra cifrada em 700 mil euros

Os últimos dias têm sido particularmente animados na Reboleira, onde o Estrela da Amadora trabalha arduamente no sentido de garantir ao treinador recentemente chegado ao clube, Filipe Martins, os reforços de que necessita para iniciar a nova temporada com o seu plantel já bem composto. Desta forma, os tricolores têm já dois reforços oficializados e vários outros em fase bem adiantada de negociação, três deles oriundos do Brasil – Daniel Cabral, Petterson e também Kawan Thomaz.

O defensor de 21 anos reforçará um setor que conhecerá mudanças profundas, em virtude das saídas já registadas e uma outra que estará a poucas horas de se consumar; em sentido inverso a Kialonda Gaspar, que se encontra praticamente fechado nos italianos do Lecce, do Brasil, mais precisamente do Botafogo, chega Kawan para o substituir, num acordo que perspetiva um empréstimo válido por uma temporada que reserva uma opção de compra por 700 mil euros, revelada pela imprensa brasileira.

Ao contrário de Daniel Cabral e Petterson, que chegarão ao Estrela ao abrigo das excelentes relações mantidas entre os amadorenses e o Flamengo, clube detentor dos passes dos dois atletas, Kawan alicerça a capacidade da administração estrelista em terras de Vera Cruz e prolonga a capacidade negocial junto de outro histórico emblema do Rio de Janeiro, como é o caso do Botafogo. Neste caso em particular, um negócio tido como aliciante por todas as partes envolvidas.

Além do Estrela, que recebe um reforço para uma posição que até ao momento se encontrava deficitária, também o Botafogo vislumbra uma possibilidade de valorizar um ativo no mercado europeu, via Estrela da Amadora, caso este acione a opção de compra existente no acordo de empréstimo, a exemplo do que sucedeu na presente temporada com André Luiz, que se encontrava cedido pelo Flamengo, ou Léo Jabá, cedido pelo São Bernardo e posteriormente adquirido pelos tricolores.

O Botafogo pode ainda alcançar uma transferência para um terceiro clube caso o Estrela opte por não avançar para a contratação do atleta. Por fim, há também a perspetiva de Kawan, que pode competir com regularidade e dar um novo rumo à sua carreira. O central chega ao futebol português com indicações promissoras, transmitidas pelo facto de ter merecido duas participações oficiais pela equipa principal do Fogão, ambas em março, pelo Campeonato Carioca, em triunfos sobre o Sampaio Corrêa (2-1) e Boavista do Rio de Janeiro (2-0).

Pouco menos de três meses depois, o atleta segue integrado no plantel, porém sem competir, algo que poderá fazer no Estádio José Gomes, onde se juntará a um leque de centrais que, para já, apenas tem garantidos os esquerdinos Mansur e Rúben Lima.