Treinador do Sporting confirmou ainda a ausência de Morita

O onze provável do Sporting para o Santa Clara

Pedro Gonçalves está mesmo convocado, volta cinco meses depois, mas começa no banco. Maxi Araújo e Matheus Reis lutam por lugar na ala. Hjulmand e Debast no miolo

A comitiva do Sporting partiu esta sexta-feira rumo aos Açores com motivos para um sorriso maior, confirmada que fora por Rui Borges a disponibilidade de Pedro Gonçalves, constatada depois no Aeroporto Humberto Delgado. O avançado, que volta de lesão após cinco meses afastado da competição, vai no entanto começar o jogo no banco de suplentes, onde também se vai sentar um de dois candidatos à ala esquerda: Matheus Reis ou Maxi Araújo — é esta a grande dúvida no onze para o encontro com o Santa Clara, este sábado às 18 horas em ponta Delgada na jornada 29 do campeonato.

O empate com o SC Braga, 1-1 na segunda-feira, não deve justificar grandes alterações no onze que este sábado vai atacar os açorianos. A possibilidade de Maxi Araújo poder entrar na esquerda no lugar de Matheus Reis é mesmo a provável alteração única promovida pelo treinador Rui Borges, com Geovany Quenda a assumir a ala direita como no tempo de Ruben Amorim, que o lançou a titular no início da temporada.

Galeria de imagens 11 Fotos

Fora da comitiva, liderada pelo presidente Frederico Varandas, ficou Hidemasa Morita, que ainda recupera de problema físico, bem como os lesionados de longa duração, Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões, que só voltam à competição na próxima temporada. Com tantos problemas no meio-campo, Zeno Debast vai ser novamente adaptado ao lado de Morten Hjulmand no miolo e por isso o jovem Eduardo Felicíssimo, 18 anos, também viajou para os Açores para ser alternativa a partir do banco.

Com o Santa Clara os leões perderam pela primeira vez esta época para o campeonato, 0-1 na era João Pereira, e venceram para a Taça de Portugal, com o mesmo treinador, 2-1 após prolongamento. Neste terceiro jogo da temporada entre leões e açorianos, Rui Silva será o guarda-redes, atrás de uma linha defensiva de três centrais composta por Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio.

Na frente, Pedro Gonçalves, que não joga desde 10 de novembro, dia da despedida de Ruben Amorim e do 4-2 no terreno do SC Braga, vai voltar a ter minutos mas não de início, porque o trio titular será composto por Trincão, Gyokeres e Geny Catamo.

Nota ainda para Diego Calai, guarda-redes que ficou no continente porque vai ser utilizado na equipa B, no importante encontro deste domingo com o Atlético, na luta pela subida na Liga 3. Para o lugar de Calai, como terceiro guarda-redes, avançou Francisco Silva.