Estrela da Amadora: duas vitórias fora na Liga… só há 16 anos
O treinador José Faria dá indicações a Guilherme Montóia em jogo do Estrela da Amadora pela Liga de futebol. Foto; Valter Gouveia/SPP
Foto: IMAGO

Estrela da Amadora: duas vitórias fora na Liga… só há 16 anos

NACIONAL08.04.202516:35

Triunfo frente ao Nacional permitiu aos tricolores alcançarem o segundo triunfo fora de portas na Liga, feito que não conseguiam há 16 anos; na altura, venceram três jogos longe da Reboleira, registo que ainda pode ser igualado ou até superado

O golo marcado por Jovane Cabral frente ao Nacional permitiu ao Estrela da Amadora vencer na Madeira, recolocar-se em lugar de manutenção e terminar uma sequência sem vencer que durava há quase dois meses.

Desde que o Estrela consumou o regresso ao convívio dos grandes, no início da época passada, apenas por duas vezes os amadorenses haviam conseguido vencer longe da Reboleira: apenas uma vez em toda a época 2023/2024, em Rio Maior, frente ao Casa Pia, em outubro de 2023 (1-0) e, já na presente temporada, no Bessa frente ao Boavista, em fevereiro.

Por conseguinte, a vitória na Choupana permitiu ao Estrela melhorar o (fraco) registo como visitante alcançado na época passada e assegurar, pela primeira vez, duas vitórias como forasteiro numa só temporada, algo que não havia conseguido desde o regresso ao primeiro escalão.

Na última vez que o conseguiu, os tricolores ainda realizavam a sua derradeira temporada na Liga antes de atravessar uma travessia no deserto de mais de década e meia, que incluiu uma participação no terceiro escalão, uma refundação e três épocas de escalada de regresso até à Liga. Assim, a última vez que o Estrela alcançou dois triunfos fora de casa pela Liga decorreu há já mais de 16 anos.

Foi, mais concretamente, em 2008/2009 que o Estrela havia garantido a última temporada com (pelo menos) dois triunfos fora de portas e tendo, na altura, alcançado três, frente ao Nacional e também a Académica e o Vitória de Guimarães. Ainda com três deslocações pela frente até terminar a Liga, o conjunto da Reboleira espera ainda igualar ou até superar este registo.