Estrela da Amadora: Dhominique completa a integração na equipa B
André Dhominique na sua apresentação como jogador do Estrela da Amadora. Foto: Estrela da Amadora SAD.

Estrela da Amadora: Dhominique completa a integração na equipa B

NACIONAL12.03.202418:46

Brasileiro estreou-se com a camisola dos tricolores na equipa B, que lidera a I Divisão da AF Lisboa; é o único reforço de inverno que ainda foi lançado na equipa principal e ainda recupera o necessário ritmo competitivo

Com a estreia de Diogo Fonseca a ser concretizada na passada sexta-feira, frente ao Casa Pia, falta a Sérgio Vieira estrear apenas um dos reforços contratados na última janela de mercado invernal. O central juntou-se a Rúben Lima, Rodrigo inho, Leonel Bucca, Nanu, Nilton Varela e Tashan Oakley-Boothe, faltando apenas juntar o brasileiro André Dhominique que está a cumprir um «processo de integração diferente».

Quem o afirmou foi o próprio treinador dos tricolores, Sérgio Vieira, na antevisão ao último embate ante o Casa Pia, e as ações corresponderam às suas palavras, com o lateral a efetuar os primeiros minutos pela equipa B neste último fim de semana.

Há muito sem competir - não jogava desde o final de janeiro, dias antes de ser emprestado ao Estrela, após ter cumprido férias - e a cumprir a primeira experiência no futebol europeu, Dhominique fez a sua aparição num contexto menos exigente para ganhar rodagem. Assim, o internacional sub-20 pelo Brasil reforçou o Estrela da Amadora B, que recebeu e bateu o Oeiras pela I Divisão distrital da AF Lisboa, tal como Manuel Keliano e boa parte dos elementos que evoluíram pela equipa sub-23 na Liga Revelação no decorrer da temporada.

Um reforço consciente e propositado do Estrela na sua segunda equipa no sentido de a dotar de armas para garantir a subida às competições nacionais - neste momento, o Estrela B cumpre esse propósito, pois lidera a I Divisão lisboeta - e garantir mais um patamar para o desenvolvimento dos seus valores mais jovens, a dividir entre as equipas sub-23 e esta equipa B que, caso concretize a subida, passará a disputar o Campeonato de Portugal.

No momento da sua chegada, André Dhominique foi inscrito tanto na Liga de Clubes, para competir pela equipa principal, como na AF Lisboa e na FPF para servir as equipas sub-23 e B dos amadorenses.

Em tempo oportuno, o Estrela precaveu-se para essa situação ao inscrever, à luz dos regulamentos, vários elementos da sua primeira equipa, entre os quais Dhominique e Keliano, o que permitiu esta janela de oportunidade para este reforço de inverno, que somou 69 minutos de utilização pela equipa B e poderá voltar a fazê-lo no próximo fim-de-semana caso Sérgio Vieira assim o entenda, para ganhar a rodagem necessária para lutar por um lugar na primeira equipa.

Recorde-se que André Dhominique, que atua preferencialmente como lateral direito, tem neste momento o lugar ocupado pelos compatriotas Jean Felipe e Hevertton Santos (este também detentor de nacionalidade portuguesa), que discutem entre si a titularidade na ala direita dos tricolores que, como é sabido, utilizam como esquema preferencial o 3x4x3, com alas a percorrer os dois flancos.