Estoril: Wagner Pina antecipou regresso na Luz e pode continuar
Wagner Pina, do Estoril (à direita), disputa a posse da bola com Paulo Victor, do Desportivo de Chaves, em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Estoril: Wagner Pina antecipou regresso na Luz e pode continuar

NACIONAL13.03.202412:04

Ala direito recuperou de problema muscular e foi a maior novidade no onze dos canarinhos na Luz; protagonizou boa exibição e pode manter o lugar ante o Portimonense

O Estoril dá seguimento à preparação para a receção ao Portimonense, que abrirá a 26.ª jornada da Liga e representará um importante duelo pela luta pela manutenção entre os canarinhos, que ocupam a 16.ª posição, de disputa de play-off pela permanência, e os algarvios, que se encontram na posição imediatamente acima, com mais um ponto somado. Como tal, Vasco Seabra estará satisfeito por contar com um grupo com praticamente todos os elementos disponíveis.

Um regresso saudado foi o de Wagner Pina, cuja presença no onze que enfrentou o Benfica, no Estádio da Luz, surpreendeu a maioria, visto que ainda se previa que estivesse a ultimar a recuperação a um problema muscular. Felizmente para o Estoril e, mais especificamente, para o ala direito de 21 anos, o restabelecimento correu na plenitude e foi possível avalizar a sua reintegração no plantel no prazo mais breve possível e nas vésperas do encontro com os encarnados este já trabalhava sem limitações.

Já plenamente apto para competir, Pina foi lançado em terreno adverso e correspondeu, protagonizando uma das prestações mais agradáveis do emblema da Linha de Cascais, conseguindo subir com critério sempre que o Benfica o permitiu e defendeu de forma abnegada, dividindo bem os duelos que manteve com David Neres e Fredrik Aursnes, que foram aparecendo no seu flanco (o direito). Desta forma, não só constitui mais uma opção, como cria uma boa dor de cabeça para o seu treinador.

Vasco Seabra viu aliviada uma situação que nas semanas anteriores chegou a ser problemática visto que a ausência de Pina limitou as possibilidades de escolha para o treinador nas duas alas. Isto porque Harouna Sy continua sem se estrear com a camisola dos canarinhos por seguir a sua reintegração física e, acima de tudo, tática junto do grupo e Tiago Araújo tem sido preterido por opção devido a gestão muscular, apesar de não se encontrar lesionado, pelo que sobrava Rodrigo Gomes e Heriberto Tavares, numa adaptação.

A exibição interessante de Wagner Pina na Luz, apesar de a equipa não ter conseguido evitar a derrota (3-1), pode ter-lhe garantido a continuidade no onze, o que pode fazer com que Rodrigo Gomes possa continuar na ala esquerda e Tiago Araújo como alternativa apesar de ter sido o indiscutível dono do lugar desde o início da temporada e utilizado em 33 dos 34 jogos realizados em toda a temporada. Desta feita, não por necessidade, mas por rendimento do jovem nascido em Portugal e de ascendência cabo-verdiana.

A temporada de estreia do lateral/ala estorilista no primeiro escalão tem sido de afirmação, tendo já participado num total de 20 encontros ao serviço da equipa principal – 13 na Liga, quatro na Taça da Liga e outros três na Taça de Portugal. A essas aparições, juntam-se ainda as primeiras sete que cumpriu na Liga Revelação, ainda ao serviço da equipa sub-23, da qual foi promovido de forma definitiva em outubro. A partir daí, a sua ascensão foi visível e estende-se até ao seu valor de mercado, que disparou dos 250 mil para os 800 mil euros.