Em caso de vitória, emblema da Linha garantirá, desde logo, que já não desce de forma direta; famalicenses, já descansados, continuam a olhar para... cima
Estão a chegar todas as decisões da versão 2023/2024 da Liga. E se há embates entre contendores diretos na luta pelo mesmo objetivo, há também duelos entre equipas que estão em posições muito diferentes por esta altura. É o caso do Estoril e do Famalicão.
De um lado, uma formação canarinha ainda com (várias) contas por fazer. Do outro, um conjunto famalicense que (quase de certeza) já não sofrerá qualquer sobressalto no que concerne à zona perigosa e que ainda vislumbra horizontes... cimeiros.
A matemática não deixa margem para dúvidas e aconselha o Estoril a vencer. Porque se for esse o caso, a equipa orientada por Vasco Seabra garantirá, desde logo, uma situação: já não poderá cair nos dois lugares de descida direta. Se vencer o Famalicão, o Estoril chega aos 33 pontos e fica com 10 a mais que o Chaves (17.º classificado) e 11 a mais que o Vizela (18.º classificado). E depois desta ronda estarão apenas 9 pontos em disputa.
A situação dos estorilistas acabou por ficar mais periclitante porque nas últimas três rondas conquistaram apenas... dois pontos. Os empates com Casa Pia (0-0) e Chaves (2-2) e a derrota diante do SC Braga (0-1) complicaram as contas da formação da Linha. Contas, de resto, que pareciam estar a ficar simplificadas nas das jornadas anteriores a essas, após os triunfos sobre o Portimonense e o FC Porto (ambos por 1-0).
Esta derrapagem obrigou a redobrar ainda mais os níveis de prudência, mas, tal como diz o ditado popular, cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Ou seja, o melhor é resolver já um dos assuntos pendentes - entenda-se, a fuga aos dois últimos lugares. Depois, e assim que possível, será tratada a questão do play-off.
O extremo franco-argelino, já se sabe, é o principal desequilibrador do ataque canarinho e, nestes momentos de maior necessidade, costumam ser os artistas a emergir. O camisola 10 tem todas as capacidades para gizar uma jogada individual capaz de destruir qualquer defensiva adversária, pelo que os adeptos do Estoril devem depositar em Rafik Guitane uma tremenda esperança no que concerne ao sucesso que desejam ver alcançado. E se o esquerdino estiver inspirado, o Famalicão que se cuide...
A antevisão de Vasco Seabra (treinador do Estoril):
Vasco Seabra garante que o plantel dos 'canarinhos' se alheou de toda a polémica e apenas está focado em derrotar o Famalicão; assinalou união do grupo e foco nos objetivos desportivos
É assente no conforto potenciado pelos 36 pontos já conquistados que o Famalicão ruma à Amoreira. Essa marca já garantiu a permanência aos minhotos, sendo que a sentença relativamente à fuga (também) ao play-off é apenas uma questão de tempo. Sendo que, pelo meio, estão muitas equipas, o que reduz significativamente o perigo que os famalicenses poderiam correr. É quase uma certeza que esse problema não será um... problema.
Assim sendo, a equipa orientada por Armando Evangelista, que está comodamente instalada no 8.º posto da tabela classificativa, tem muito mais razões para continuar a olhar para... cima. O Moreirense está a 7 pontos de distância, não será fácil de alcançar, mas não é impossível. Talvez o mais razoável seja mesmo tentar manter o lugar atual, agora ameaçado pelo Casa Pia, que com o triunfo de ontem frente ao Chaves (3-1) ficou apenas 1 ponto atrás.
Independentemente destas (eventuais) contas, a verdade é só uma: o Famalicão está tranquilo. E essa tranquilidade, já se sabe, costuma ser bastante relevante para a qualidade de jogo das equipas que com ela coabitam nesta fase final do campeonato. Ao contrário do que acontece às equipas que precisam de pontos. É a tal questão da... pressão. Ou ausência dela.
Seis golos nos últimos cinco jogos. É este o cartão de visita que o internacional venezuelano apresentará na chegada à Amoreira. Jhonder Cádiz já leva mais golos marcados esta época (16) do que no conjunto das duas temporadas anteriores ao serviço do Famalicão (12). O camisola 29 já atingiu a melhor marca da sua carreira e a julgar pelas últimas amostras... promete não ficar por aqui. Anda literalmente de pé quente e, como se sabe, um ponta de lança motivado está (ainda) mais perto de continuar a faturar. O último reduto estorilista terá de estar particularmente atento a Jhonder Cádiz: à mínima brecha, o sul-americano promete não perdoar...
A antevisão de Armando Evangelista (treinador do Famalicão):
Técnico do Famalicão pretende que a sua equipa dê sequência ao que tem vindo a demonstrar; os perigos que o Estoril pode oferecer
Há um outro dado que pode jogar a favor (ou contra...) o Estoril: quando se iniciar este encontro no Estádio António Coimbra da Mota (18 horas), o emblema da Linha já saberá o resultado do duelo entre o Portimonense e o Moreirense (15.30 horas). Os algarvios, recorde-se, estão na 16.ª e antepenúltima posição da tabela - lugar de play-off -, a apenas dois pontos do Estoril. O que significa que, em caso de vitória dos algarvios sobre os cónegos, os estorilistas podem entrar em campo já ultrapassados pelo Portimonense. Mas ainda não em lugar de play-off. Que, nesse caso, passará a ser ocupado pelo Estrela da Amadora, que tem 29 pontos, mais um que o Portimonense e menos um que o Estoril. Por outro lado, caso o Moreirense triunfe no Algarve, então o Estoril subirá ao relvado da Amoreira com uma oportunidade fantástica de aumentar a distância para o Portimonense. Contas, contas e mais contas. Veremos quem trabalha melhor com a... calculadora.