Estoril: uma incógnita chamada Mangala
Eliaquim Mangala, à esquerda, disputa a posse de bola em jogo do Estoril em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Estoril: uma incógnita chamada Mangala

NACIONAL15.10.202313:31

Eliaquim Mangala continua resguardado, a recuperar de problemas musculares, e não foi opção para o jogo-treino ante o Torreense

O afastamento de Eliaquim Mangala do treino sem limitações prossegue, com o central a continuar a constituir baixa para o Estoril há quase dois meses, continuando envolto numa redoma de forma a regressar sem quaisquer resquícios dos problemas musculares que o têm afetado.

Recorde-se que Mangala saiu com dores musculares do último encontro que disputou, mais concretamente na deslocação à Reboleira, para defrontar o Estrela da Amadora, a 25 de agosto, tendo na altura sido substituído por Erick Cabaco que, entretanto, também se lesionou, algumas semanas depois e com ainda maior gravidade, tendo contraído uma rotura de ligamentos e, em princípio, deu por terminada a sua temporada.

O caso do internacional gaulês é, felizmente, de muito mais simples resolução, mas não deixa de constituir um problema sensível que o departamento médico dos ‘canarinhos’ está a gerir com pinças. Afinal, não são frequentes os casos em que um jogador que não regista uma lesão efetiva estar sujeito a uma paragem tão prolongada e não existe mesmo qualquer previsão quanto ao seu regresso à competição, que continua a ser uma incógnita.

Em função da paragem da Liga, que permitiu duas semanas de trabalho sem interrupções, existia a expectativa de que Mangala pudesse vir a ser reintegrado no grupo e, quem sabe, somasse minutos no jogo-treino realizado este sábado ante o Torreense (derrota por 0-2). 

Tal não aconteceu e começa a afigurar-se improvável que o seu regresso à competição tenha lugar no próximo domingo, na eliminatória frente ao Sintrense, que compete no Campeonato de Portugal, que constitui a entrada em prova dos canarinhos na presente edição da Taça de Portugal.

A BOLA apurou que nos últimos dias Mangala tem-se treinado no relvado, mas apenas em regime parcial com a equipa, realizando apenas trabalho específico e alguns exercícios, evitando contacto e não participando ainda em situações de jogo. Esperam-se, em breve, progressos, mas não deverá ser ainda na Taça que o francês voltará a jogar de forma oficial.