Alemanha Entrevista A BOLA a Diogo Leite, parte III: «Quero estar presente no Europeu!» (vídeo)
- Não fez ainda a sua estreia na Seleção Nacional, mas esteve, em março, entre as escolhas de Roberto Martínez. Sente que tem a confiança do selecionador nacional?
- Sim, claro, estar entre as opções é sempre bom e especial, foi a minha primeira vez na Seleção principal e tenho ambição de voltar nesta época. Para isso tenho de estar bem no meu clube, fazer o maior número de jogos possível e se estiver bem posso ter a oportunidade de voltar à Seleção Nacional e fazer a minha estreia. É uma das ambições individuais para esta época.
- «Diogo Leite é uma surpresa, joga numa liga competitiva, com uma papel importante. É um dos jogadores que podem trazer algo de muito diferente.» Esta frase pertence a Roberto Martínez. Que algo de diferente tem, afinal, Diogo Leite para oferecer à Seleção Nacional?
- Uma característica minha é a boa decisão na construção, essa qualidade de sair a jogar de trás, que agora é muito mais importante. E fala-se até de como uma equipa precisa de um guarda-redes com bons pés para a construção. É uma boa característica minha. E estar numa liga tão competitiva, e a crescer, faz-me sentir cada vez mais preparado em termos físicos. Estou a trabalhar o máximo para ser uma opção válida para a Seleção Nacional.
- Está na sua cabeça marcar presença no próximo Campeonato da Europa?
- Sim, claro, tenho a ambição de estar nas opções para ir ao Europeu. Resta-me fazer o meu trabalho no clube, fazer o maior número de jogos possível, jogos constantes com bom desempenho para poder ser opção para o selecionador. Já tive a oportunidade de ser chamado uma vez e não me estreei, pelo que é o objetivo individual para esta época estar entre os selecionados para o Campeonato da Europa e para isso tenho de continuar a fazer o que tenho feito no clube. Quero muito estar presente no Europeu!
- Há terreno fértil para fazer parte da renovação dos centrais da Seleção Nacional?
- Fui chamado pela primeira vez na temporada passada e isso dá-me ainda mais esperança por saber que o meu trabalho está a ser recompensado. E em função do meu trajeto nas seleções jovens tenho já bastantes jogos até aos sub-21 e sinto-me mais confortável por saber o que é representar o meu País. E para mim é o auge chegar à Seleção Nacional e representar o País ao mais alto nível. É a minha ambição para esta época e farei tudo o que está ao alcance para ser selecionado.
- Como é lidar com esse quarentão chamado Pepe?
- É sempre especial ter Pepe como companheiro de equipa. Desde o primeiro momento em que estive com ele sempre se disponibilizou para me ajudar e para me dar alguns conselhos, tanto em campo como fora dele. Tudo o que vemos dele não sugere a idade que tem. Pela exigência e pelo rigor que tem diariamente. E poder comprovar isso pessoalmente é fantástico. Ao lado dele temos de estar sempre no limite! Como, aliás, ele está sempre. É fantástico ter partilhado o balneário com Pepe, excelente central e excelente pessoa. Ajudou-me a crescer.
Veja o vídeo: