7 janeiro 2025, 16:27
Alberto muito perto do Sporting
Defesa do Vitória de Guimarães prestes a rumar em Alvalade. Benfica também sondou o jogador, Roma e Brighton fizeram propostas, mas Alberto escolheu reforçar os leões
Técnico do Sporting mostra-se feliz por poder disputar um jogo que decidirá um troféu, mas diz que a vitória diante do FC Porto é mérito total dos jogadores. Não quis comentar notícias sobre as eventuais contratações de Alberto (Vitória de Guimarães) e Rui Silva (Betis) e salientou que o seu principal foco é recuperar os jogadores para o jogo de sábado, primeiro, e os outros elementos que estão lesionados, assim que for possível
Qual foi o segredo para esta vitória?
Acima de tudo, a tranquilidade, o compromisso e o rigor enquanto equipa, sem nunca perdermos a confiança. Estou muito feliz com o comportamento defensivo e ofensivo. Sinto que os jogadores tentam agarrar-se às coisas que nós lhes passamos. O jogo é muito a tomada de decisão individual deles. A equipa está algo desgastada, nota-se em alguns momentos, mas tem muita ambição e sede de vencer que dignifica e bem o clube que representamos.
Tendo em conta a diferença entre a primeira parte e a segunda, aceita que a vitória tenha tido dedo de treinador?
Não, o mérito é todo dos jogadores. A primeira parte foi equilibrada, com dois ou três remates do FC Porto e outros tantos do Sporting. Demorámos a entender um ou outro comportamento defensivo, mas fomos equilibrando o jogo. Faltou-nos energia, senti isso, mais do que questões táticas ou técnicas. Ao intervalo ajustámos um ou outro comportamento e percebemos os espaços que podíamos procurar e que tínhamos de ir buscar. Melhorámos na segunda parte, na basculação ofensiva e com mais dinâmica. Fomos mais competitivos, ganhámos mais bolas no meio-campo ofensivo e fomos crescendo. A energia que faltou na primeira parte, tivemo-la na segunda e até ao fim do jogo. O FC Porto não conseguiu causar qualquer lance de perigo claro.
Chegou ao Sporting há pouco tempo e já ganhou dois clássicos. Como se sente o treinador do Sporting nesta altura?
Sinto-me feliz por poder disputar uma final, nunca tive essa oportunidade e agora tenho. Estou feliz por poder ser treinador do Sporting. Vou manter-me da mesma forma, a ser o mesmo Rui Borges que sempre fui. Os jogadores acreditam naquilo que nós lhes passamos e tenho a certeza de que quando tivermos mais tempo para trabalho de campo vamos ser ainda melhores. É assim que este clube tem de ser e estou muito feliz por podermos disputar uma final.
Gostaria de continuar a contar com Iván Fresneda, que hoje lançou no onze? E gostaria de contar também com Alberto Costa?
7 janeiro 2025, 16:27
Defesa do Vitória de Guimarães prestes a rumar em Alvalade. Benfica também sondou o jogador, Roma e Brighton fizeram propostas, mas Alberto escolheu reforçar os leões
O Alberto é um jogador do Vitória, não é do Sporting. Logo por aí não posso falar mais do que isso. Em relação ao Iván [Fresneda], eu disse na antevisão que é jogador do clube e em quem eu acredito. Tem trabalhado muito bem, teve oportunidade porque mereceu e agarrou-a. É jogador do Sporting e conto com ele sempre.
No espaço de poucos dias ganha ao Benfica e ao FC Porto. Considera que o Sporting está acima dos rivais? E o que se passou com Vítor Bruno e Conrad Harder?
Sobre isso, sinceramente, não posso responder porque nem sequer dei conta. Já só vi a malta a separar, mas acredito que não tenha sido nada de extraordinário. O Sporting foi melhor nestes dois jogos [Benfica e FC Porto]. Só no fim é que vamos perceber se somos os melhores ou não. Fomos melhores nestes jogos, com o Benfica para a Liga e com o FC Porto para a Taça da Liga. Fomos mais fortes porque ganhámos. De resto, é seguirmos o nosso caminho e manter o foco nos nossos objetivos para chegarmos ao fim e sermos felizes.
Sente que com mais tempo para trabalhar o Sporting é o principal candidato a vencer todas as competições em Portugal?
A margem para melhorar ainda é imensa. Claro que quero contar com toda a gente e quando os jogadores estiverem todos disponíveis seremos mais fortes. Favoritos? Por sermos campeões nacionais, sim, mas de resto temos de demonstrar em campo.
Com o mercado a mexer, que posições entende que devem ser reforçadas?
Muito honestamente, não tenho falado com o Hugo [Viana] nem com o presidente. Eu queria ter era a malta que está lesionada disponível para a equipa tornar-se ainda mais forte. Estou muito focado na minha equipa e nos jogadores que tenho. Se entrar alguém, vou-me focar neles também, mas, para já, estou só focado nos meus jogadores e pouco no mercado.
Que preocupações terá para o jogo de sábado?
É uma adaptação e um crescimento também para mim enquanto treinador, faz parte. Tenho jogadores muito inteligentes, capazes, e que acreditam na mensagem. Se assim não fosse é que teria mais dificuldade. Sinto que a equipa está ligada a nós e ao crescimento, mesmo sem muitos treinos aquisitivos.
A opção pelo Israel demonstra que Kovacevic está a perder espaço? E Rui Silva, é um alvo do Sporting?
Confio nos guarda-redes, por isso é que estão no Sporting. Estou feliz com eles. Sobre a notícia do Rui Silva, é jogador do Betis, não do Sporting, e não vou comentar.
7 janeiro 2025, 14:20
Leões inicialmente interessados num empréstimo, mas o Bétis recusou; canal de negociações continua aberto e o guarda-redes está disponível para regressar a Portugal