Dois a lutar por um lugar no Benfica

Castigo de Kokçu abre vaga no meio-campo; os argumentos de Leandro Barreiro e Benjamín Rollheiser

Kokçu viu o quinto cartão amarelo na vitória por 2-0 em Arouca, no domingo, para a Liga, e falha o jogo com o Vitória de Guimarães da próxima jornada, na Luz.

O médio internacional turco, camisola 10 da equipa, é o quinto jogador mais utilizado pelo treinador e não será fácil de substituir. Com Renato Sanches a recuperar de lesão, há duas alternativas que se apresentam como as mais prováveis, se Bruno Lage mantiver o sistema tático — Leandro Barreiro e Rollheiser lutam pela posição.

Barreiro, internacional luxemburguês contratado esta época livre de contrato, após terminar a ligação aos alemães do Mainz, parece levar alguma vantagem. Tem, pelo menos, sido aposta desde o banco nos últimos jogos e no último, com o Arouca, foi ele quem entrou para o lugar de Kokçu, quando este saiu aos 62'.

Leandro Barreiro, médio luxemburguês do Benfica (foto: Miguel Nunes)

«Tem técnica, dinâmica e ataque à profundidade, se continuar a trabalhar como tem trabalhado irá com certeza ter o seu espaço e a oportunidade de jogar», disse Bruno Lage, na semana passada, sobre o momento do jogador.

No Benfica, Leandro Barreiro fez 11 jogos, quatro na condição de titular, mas todos eles com o anterior treinador, Roger Schmidt. Na Bundesliga, em seis épocas pelo Mainz, fez 75 jogos na posição de médio-centro, 55 como médio-defensivo e nove a médio-ofensivo. Veio para a Luz como box-to-box e é assim que Bruno Lage parece olhar para ele.

O outro nome que imediatamente entra na equação é o de Benjamín Rollheiser, contratado como extremo em janeiro de 2023 ao Estudiantes. Na equipa argentina, jogou em todas as posições do ataque, com especial foco no desempenho como médio-ofensivo. No Benfica, o jogador de 24 anos tem sido utilizado como médio-interior, pensado como solução logo que no verão se teve a certeza de que João Neves iria mesmo sair (foi transferido para o PSG).

Rollheiser, extremo argentino do Benfica (foto: Miguel Nunes)

O argentino, esta época, tem 11 jogos, quatro na condição de titular. Foi titular no 7-0 frente ao Estrela da Amadora, na Taça de Portugal, mas depois jogou só um minuto no Mónaco, para a Champions, e no desafio mais recente, em Arouca, não saiu do banco.

A escolha será influenciada pela semana de treinos e estratégia que Bruno Lage decidir para o duelo com o V. Guimarães.