Christian Marques é luso-suíço e jogou (e viveu) com o novo reforço bracarense em Inglaterra; os elogios ao potencial do internacional sub-21 alemão e à aposta certeira dos minhotos; titularidade europeia à vista
É por um antigo colega em campo e… de casa que surgem os mais recentes elogios a Bright Arrey-Mbi. Christian Marques, (também ele um) jovem defesa-central, de apenas 21 anos, viveu um ano intenso com o novo jogador do SC Braga e recorda, em declarações exclusivas a A BOLA, a época 2018/2019, quando ambos coincidiram no Wolverhampton.
Jovem defesa-central alemão, que representava o Hannover, custa 6,2 milhões de euros aos arsenalistas; contrato até 2029 e cláusula de rescisão de 50 milhões de euros; será o dono da camisola 26 e começa amanhã a trabalhar às ordens de Daniel Sousa
«No início não nos conhecíamos, mas além de jogarmos juntos também vivemos na mesma casa, juntamente com outro colega de equipa, e passado pouco tempo já estávamos mais entrosados. Depois, ele passou a abrir-se mais e a ser extremamente brincalhão. Além disso, ele fala alemão, algo que me ajudou bastante porque, na altura, eu não falava muito bem inglês. Como tal, ele foi muito importante no meu processo de adaptação a Inglaterra e ao Wolverhampton», começou por dizer.
Nessa temporada, Christian Marques partilhou o balneário dos sub-18 dos Wolves com Bright Arrey-Mbi, mas já nesse período era percetível o potencial do agora jogador do SC Braga: «Nós jogávamos com uma linha de três centrais, eu alinhava no meio e ele na esquerda, com outro colega pela direita. Como é esquerdino, adaptou-se imediatamente e foi muito importante para nós. É um jogador poderoso fisicamente, é muito rápido e forte nas marcações.»
E nem mesmo o facto de o SC Braga de Daniel Sousa jogar numa linha de quatro defesas, ou seja, com dois elementos no eixo, retira ponta de confiança ao luso-suíço, que já passou pelo B SAD e que representa atualmente os helvéticos do Yverdon.
«Está claramente preparado para esse sistema. Aprendeu tudo isso no Bayern Munique [n.d.r.: para onde se transferiu na época seguinte] e também nas seleções jovens da Alemanha. Vai adaptar-bem bem ao estilo de jogo do SC Braga, uma equipa que gosta de ter posse e de começar a contruir a partir de trás», nota, antes de concluir com chave de ouro: «O SC Braga acertou em cheio na sua contratação.»
Devido à lesão de Paulo Oliveira, Bright Arrey-Mbi deve ser o eleito para fazer dupla com Niakaté no jogo de quinta-feira, diante do Maccabi Petah Tivka, na primeira mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa.