5 novembro 2023, 18:12
Darwin Núnez revisita Bryan Ruiz em falhanço frente ao Luton Town (vídeo)
Avançado uruguaio desperdiçou uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador
José Gomes falou com A BOLA sobre o avançado uruguaio, com quem trabalhou no Almería
Darwin Núñez falhou duas claras oportunidades de golo no empate do Liverpool com o Luton Town (1-1) e voltou a ser alvo de muitas críticas pelos adeptos. Apesar de apresentar sinais de melhoria em relação à época passada, tendo levado o treinador Jurgen Klopp a referir recentemente que tem «um pouco de medo do nível que Darwin poderá alcançar», o avançado ainda oscila na perceção do seu real valor.
5 novembro 2023, 18:12
Avançado uruguaio desperdiçou uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador
José Gomes trabalhou com Darwin no Almería no final da época 2019/20 e falou com A BOLA sobre as forças e as fraquezas do avançado de 24 anos.
«O Darwin é um avançado super-potente, rapidíssimo e capaz de, sozinho, criar uma situação de golo. Agora, há outros jogadores que com 20 anos já têm muita serenidade e há jogadores que, pela sua impetuosidade e energia, acabam muitas vezes por celebrarem o golo antes de rematarem. É a juventude do ponta de lança que leva a que haja falhanços.»
O técnico, que esta época orientou o GD Chaves, apontou também a dificuldade do avançado contra equipas que defendam em bloco baixo: «O Darwin, depois de fazer o primeiro toque e ficar de frente [para a baliza], tem muita qualidade. Mas o primeiro toque muitas vezes não é bom. Quando joga com essas equipas que obrigam a um jogo de maior paciência, acaba por se notar mais essas dificuldades. E tem também menos espaço nas costas da defesa.»
«É um facto, já está melhor, mas tem essa dificuldade em jogar em ataque apoiado, nota-se mais esse problema», completou.
6 novembro 2023, 10:05
Jamie Carragher avaliou a exibição do avançado do Liverpool frente ao Luton Town, na qual desperdiçou diferentes oportunidades de golo
Deste modo, José Gomes considera que Darwin «tem de passar por um processo de crescimento» e acredita que «daqui a três, quatro anos, estes erros não vão acontecer».
Sobre essa evolução de Darwin, que está a atuar na Europa há cinco épocas, José Gomes referiu: «Há jogadores que com 18, 19 anos, já percebem muito bem o jogo. Outros demoram mais tempo.»
«Eu recordo uma frase de Toni, com quem trabalhei no Benfica, sobre ele próprio: ‘quando comecei a perceber o jogo, estava a acabar a carreira’. Não somos todos iguais.»
Apesar de ter orientado Darwin por dois meses e no contexto da pandemia do covid-19, José Gomes também conheceu o avançado como pessoa: «O Darwin é fantástico, humilde, trabalhador, foi uma delícia trabalhar com ele, pela pureza que ele tem.»