Como Schmidt indicou o caminho logo no primeiro treino da pré-época

Benfica Como Schmidt indicou o caminho logo no primeiro treino da pré-época

NACIONAL06.06.202320:35

O primeiro de seis episódios da mini- série Eu Amo o Benfica - sob o título 'Com quantos paus se faz uma canoa -, que faz uma viagem pelos bastidores da caminhada que culminou na conquista do '38', já foi disponibilizado pelos encarnados na plataforma BPlay e mostra como o treinador alemão Roger Schmidt foi claro e conciso na forma como transmitiu ao plantel a ideia do estilo de jogo que queria implementar.

Logo ao primeiro treino com o plantel no Benfica Campus, no Seixal, no início da pré-época, o treinador germânico mostrou concordar com a ideia de que mais importante do que ter a bola é o que com ela se faz...

«Não é apenas posse de bola, queremos jogar para a frente!», disparou Schmidt na sessão de estreia ao leme dos encarnados. Ideia que depois foi trabalhando na pré-época, que permitiu à equipa entrar na qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões a todo gás, com um futebol rápido e pressionante. Para o qual foram contribuindo as coordenadas que o alemão foi fornecendo à equipa, à qual repetidamente pedia: 

«Trocar de flanco, passe tenso e primeiro toque.»

O primeiro episódio também mostra a praxe a António Silva, que subiu a cadeira para cantar e atirou: «Boa noite a todos, quero agradecer a oportunidade que me deram para estar aqui, estou muito feliz e espero que seja boa época para nós.»

Apesar de não ter feito qualquer minuto, André Almeida também fez parte do início da caminhada e numa corrida de canoas, num exercício de team buiding, batizou a sua assim: «O nosso barco é o Benfica 38.» E foi mesmo num mar de gente na Luz e no Marquês de Pombal que o 38 acabou por desaguar.