FC Porto sonha com mini balão de oxigénio no regresso ao local do 'crime'

Caso ganhem ao Moreirense, Dragões podem isolar-se na liderança da Liga, embora com um jogo a mais sobre Sporting e Benfica, os atuais primeiro e segundo classificados.

O FC Porto pode este sábado, caso vença em Moreira de Cónegos, tornar-se líder isolado da Liga, embora com um jogo a mais sobre Sporting e Benfica, os atuais primeiro e segundo classificados. É apenas um mini balão de oxigénio, claro, para os dragões, a não ser que Sporting (domingo, em casa do Gil Vicente) e Benfica (2.ª feira, na receção ao Estoril) percam pontos. Importante, na perspetiva azul e branca, é ganhar e colocar pressão sobre leões e águias.

Não é, porém, jogo simples para o FC Porto e o passado relativamente recente confirma a tese. Nos últimos sete jogos em casa do Moreirense, ganhou três, empatou três e perdeu um. E aquele que perdeu jogou-se há menos de um mês.

O FC Porto volta assim ao lugar do crime, se assim podemos dizer. Há menos de um mês, para a Taça de Portugal, foi eliminado pelo Moreirense por 2-1. E, excluindo o guarda-redes e o ponta de lança, era um onze muito perto de ser o mais forte dos dragões: Cláudio Ramos, João Mário, Neuhén Perez, Tiago Djaló e Francisco Moura; Nico González e Alan Varela; Fábio Vieira, Danny Namaso e Pepê; Fran Navarro. A equipa de Vítor Bruno perdeu após estar na frente do marcador. Pepê marcara aos 35’, Luís Asué empatou aos 41 e aos 77’ Alanzinho.

Porém, se atrás escrevemos que o FC Porto regressar ao lugar do crime, é um lugar bem amplo de crimes. Foi em Moreira de Cónegos que o Benfica (ainda de Schmidt) empatou em agosto, resultado que ditaria, em definitivo, o regresso de Bruno Lage; foi ainda em Moreira de Cónegos que o Sporting (já de João Pereira) sofreu a segunda derrota na Liga.

O Moreirense de César Peixoto está a fazer muito boa época, andando bem tranquilo na sétima posição. Roubou dois pontos ao Benfica, três ao Sporting e eliminou o FC Porto da Taça de Portugal. Além disso, nunca perdeu nos sete jogos em casa: vitórias sobre Sporting, Santa Clara, Arouca e Gil Vicente, empates com Famalicão e Benfica e o tal triunfo sobre o FC Porto para a Taça de Portugal.

Há três equipas que, em 2024/2025, ainda não perderam em casa: Rio Ave, FC Porto e Moreirense (Benfica perdeu com o Feyenoord). A equipa de César Peixoto vai tentar manter a invencibilidade e até talvez ganhar; a formação de Vítor Bruno vai tentar ganhar onde ninguém ainda o conseguiu. O último a vencer no Comendador Joaquim de Almeida Freitas foi o Gil Vicente de Tozé Marreco, na jornada 30 da época passada (1-0, golo de Gbane).