28 março 2025, 10:32
Conheça os internacionais do FC Porto nos últimos dois anos (fotogaleria)
Namaso estreou-se pelos Camarões, mas esta época há mais jogadores na mesma situação
Dos jogadores em atividade e com ligação contratual ao clube, passou a ser o que mais vezes saltou do banco em jogos da Liga, ultrapassando Marko Grujic
Com o espírito elevado pela duas internacionalizações somadas pelos Camarões na pausa para as seleções, Danny Namaso foi o último jogador a chegar das seleções e o mais provável é que o avançado comece a partida com o Estoril no banco, à semelhança do que aconteceu nos três últimos encontros da Liga em que foi sempre suplente utilizado.
28 março 2025, 10:32
Namaso estreou-se pelos Camarões, mas esta época há mais jogadores na mesma situação
Esse estatuto de 12.º jogador do FC Porto foi reforçado justamente neste último ciclo, com Namaso a ultrapassar Marko Grujic como o futebolista mais vezes a saltar do banco em jogos da Liga: 45 vezes desde que foi promovido ao plantel principal. Mais dois encontros nessa condição e o internacional camaronês igualará Drulovic (47 jogos), sendo que a lista é liderada por Domingos Paciência, que foi 92 vezes suplente utilizado no FC Porto para o campeonato.
Em termos gerais, o atleta que história da Liga que mais vezes saiu do banco no decorrer dos jogos foi Paulo Alves, em 174 ocasiões, seguido de Cafú, 114 vezes e Carlitos, 113. Aos 24 anos, Namaso está num ponto da sua carreira em que não pode desprezar qualquer oportunidade de somar créditos na equipa, mesmo que isso implique viver muito na sombra de Samu, sem esquecer que na posição 10 e do lado esquerdo do ataque o futebolista enfrenta concorrência de respeito como Fábio Vieira, Mora ou Pepê.
Esta será sempre a melhor temporada de Namaso, salvo se sofrer alguma lesão até ao jogo contra o Estoril. Caso seja utilizado frente ao conjunto da Linha, o avançado irá igualar o número máximo de jogos disputados pelo FC Porto numa só época, 36, alcançado em 2022/2023. Após o confronto com o Estoril, os dragões ainda terão sete desafios pela frente na Liga.
Embora Namaso seja atualmente o jogador do FC Porto com mais jogos como suplente utilizado, nesta temporada o verdadeiro destaque como arma de banco é Gonçalo Borges. O extremo, que regressa às opções de Anselmi nesta jornada após cumprir castigo contra o Aves SAD, foi suplente utilizado em 14 ocasiões, enquanto Namaso o foi 12 vezes.
Vídeo sugerido: