Nacional Cidade Desportiva do SC Braga surpreende até o presidente do PSG
António Salvador radiante na inauguração da 2.ª fase de um investimento que engrandece o clube e que quer presente na candidatura à organização do Mundial’2030
O Sporting de Braga inaugurou novas infraestruturas da Cidade Desportiva com as mais altas instâncias na plateia. António Salvador foi o anfitrião de um evento que contou com a presença do presidente do PSG e CEO da QSI, detentora de 21,67% da SAD arsenalistas: Nasser Al-Khelaïfi.
Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, esteve em representação do Governo, numa cerimónia onde também esteve João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Fernando Gomes, presidente da FPF, Pedro Proença, líder da Liga Portugal, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga e até de Carlos Carvalhal, antigo treinador dos bracarenses.
De sorriso no rosto António Salvador fez as honras da casa: «É com especial entusiasmo que vos recebemos neste que é um dos dias mais importantes da história do Sporting Clube de Braga. Um dia em que projetamos os nossos sonhos e garantimos o nosso futuro, posicionando claramente este clube como uma das maiores referências desportivas e sociais do País. A Cidade Desportiva sempre foi uma ambição e uma prioridade. É o resultado de um esforço prolongado, perante desafios de enorme complexidade, num processo quase sempre percorrido de forma solitária e cuja construção foi financeiramente suportada na íntegra pelo Sporting Clube de Braga. Tal evidência não pode impedir, porém, que se preste o devido agradecimento ao Governo de Portugal, que em 2016 reconheceu a Cidade Desportiva como Projeto de Interesse Nacional em Diário da República, e à Câmara Municipal de Braga, que nos confiou este enorme desafio urbanístico de reabilitar uma área devoluta da cidade. Ao contrário de outros, este não é um projeto publicamente financiado, mas é justo aqui referir que nem por isso deixou de ser um projeto reconhecido e desenvolvido com uma profunda consciência de impacto social.»
O Sporting de Braga ultrapassou as raízes e tornou-se num clube de verdadeira dimensão europeia
O presidente dos bracarenses quer que a Cidade Desportiva seja «uma importante infraestrutura de apoio à candidatura do nosso país à organização do Mundial’2030» que acredita seja ganha por Portugal.
Fernando Gomes não poupou nos elogios à atual realidade do clube minhoto. «Costumo dizer a Alexander Ceferín, presidente da UEFA, que o Sporting de Braga ultrapassou as raízes e tornou-se num clube de verdadeira dimensão europeia. O posicionamento estratégico foi brilhantemente definido. Muitos parabéns, António Salvador, pela visão. Sublinho que o SC Braga e a direção demonstram liderança forte, objetiva, solidária e centrada nos problemas», referiu o líder da FPF.
Também Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, se mostrou radiante: «Portugal é um país de futebol. É impressionante o que SC Braga tem feito pelo futebol. O presidente [António Salvador] está a fazer um trabalho incrível. Estou orgulhoso como CEO da QSI.»
Os investimentos dos bracarenses não terminam por aqui. O novo museu do SC Braga será inaugurado a 19 de janeiro de 2025, dia de aniversário do clube.