FC Porto: o clube que já pensa contratar Rodrigo Mora
Luís Campos (diretor desportivo do PSG) é profundo admirador do prodígio azul e branco e equaciona aumentar contingente luso do campeão francês. Renovação com o FC Porto está alinhavada, mas a cláusula ficará abaixo dos €100 Milhões
O golo de Rodrigo Mora correu mundo e ficou registado em Paris. O PSG está fortemente empenhado em contratar Rodrigo Mora e Luís Campos, diretor desportivo dos campeões gauleses, terá o jovem prodígio dos azuis e brancos sinalizado para reforçar o já poderoso plantel orientado por Luis Enrique.
O FC Porto, tal como reconheceu André Villas-Boas e o próprio atleta, tem o processo de renovação alinhavado e que passará para o papel no próximo mês, quando o craque da formação do Olival completar 18 anos de idade. A ideia do presidente do FC Porto é manter o futebolista pelo menos mais um ano de dragão ao peito, ou seja, até 2026, mas tudo vai depender do mercado, pois se o PSG — ou outro clube potencial interessado — estiver disposto a pagar a cláusula de rescisão que tiver na altura será impossível manter o prodígio nas fileiras azuis e brancas.
Neste momento, e face ao desempenho desportivo de Rodrigo Mora esta época na equipa principal dos dragões, a cláusula de rescisão está nos 67,5 milhões de euros, um montante que deverá subir aquando da prorrogação de vínculo laboral prevista para o próximo mês, mas que não deverá atingir os 100 milhões de euros, valor atribuído, por exemplo, ao espanhol Samu.
Rodrigo Mora tem assumido extremo protagonismo na equipa portista desde que foi lançado na elite do futebol nacional por Vítor Bruno, ainda no ano passado. A verdade é que Martín Anselmi continuou a apostar no diamante do Olival e o resultado está à vista.
A execução técnica do lance que resulta no único golo dos portistas sobre o Casa Pia é de grande calibre, ao nível de um sobredotado, um atleta diferenciado, que vê muito à frente dos outros.
Nesse sentido, Luís Campos, homem forte da política de contratações do emblema parisiense, conhece bem as capacidades de Mora e olha para ele como um jogador que se enquadra no perfil de que procura no mercado para fortalecer o PSG, um pouco à semelhança do que fez anteriormente com os também portugueses Vitinha, Gonçalo Ramos e Nuno Mendes. Não será de descartar a possibilidade de o contingente luso aumentar nos próximos tempos no plantel do campeão gaulês em título. A verdade é que neste momento Rodrigo Mora está completamente focado em ajudar o FC Porto a alcançar o único objetivo possível na época, o terceiro lugar, e deixa todas as questões relacionadas com o seu futuro nas mãos do pai e do agente Jorge Mendes. Uma coisa é certa: nesta altura, o PSG procura adiantar-se à forte concorrência que terá pelo talentoso jogador. O FC Porto tem a renovação assegurada, mas sair será o destino de Rodrigo Mora... No final da época ou em 2026!
Seleção Nacional está mais perto
Aquando da eliminatória com a Dinamarca, Roberto Martínez deixou em aberto a possibilidade de chamar a breve trecho Rodrigo Mora aos trabalhos da Seleção Nacional. Na altura, o médio ofensivo dos dragões recuperava de uma lesão muscular e estava afastado dos relvados, mas o treinador espanhol aprecia imenso as qualidades do jogador do FC Porto. A manter este nível exibicional, é provável que seja chamado pela primeira vez a trabalhar com a equipa das quinas, um sonho que persegue desde pequeno. Nos vários escalões de formação, Rodrigo Mora foi sempre queimando etapas e representando seleções acima da sua idade. Depois dos sub-21, o último degrau pode estar prestes a ser alcançado, apesar de nem sequer ter ainda 18 anos...
Este rapaz quando era pequenito era tratado por Morita.