Chaves: João Correia será poupado à seleção por precaução
João Correia, do Desportivo de Chaves (à esquerda), disputa a bola pelo ar em jogo pela Liga de futebol. Foto: Grupo Desportivo de Chaves.

Chaves: João Correia será poupado à seleção por precaução

NACIONAL09.10.202319:00

Lateral será dispensado de apresentar-se na concentração de Cabo Verde por precaução, inviabilizando possíveis riscos de lesão por sobrecarga de esforço

A semana de trabalho do Desportivo de Chaves será marcada pela presença de vários dos seus jogadores ao serviço das suas seleções. Ainda assim, dos quatro atletas flavienses que mereceram a chamada dos respetivos selecionadores nacionais, A BOLA apurou que apenas três irão deixar Trás-os-Montes nos próximos dias.

Moreno Teixeira já se prepara para cerca de semana e meia de trabalho com a sua equipa desfalcada, vendo partir Steven Vitória partir para representar o Canadá, assim como o lateral esquerdo Bruno Langa e o médio Ricardo Guima para servir a equipa nacional de Moçambique. De resto, João Correia está também convocado para se juntar à seleção principal de Cabo Verde, mas o nosso jornal apurou que já foi acordada a sua dispensa entre o Chaves e a federação cabo-verdiana.

Uma medida de precaução, estabelecida em concordância entre as duas instituições, tendo por base os problemas físicos de ordem muscular na coxa direita que ainda há menos de um mês afastaram o lateral direito de 27 anos precisamente dos trabalhos da equipa nacional cabo-verdiana.

João Correia restabeleceu-se já em Chaves e regressou à competição no jogo de estreia de Moreno como técnico do emblema flaviense e a desde então não mais parou, tendo cumprido este sábado os 90 minutos na receção dos transmontanos ao Gil Vicente, que venceram por 4-2. Apesar de o veloz jogador ter alinhado a tempo inteiro, a elevada cadência de jogos, à qual acresce o longo desgaste inerente às viagens e deslocações, coloca risco de reincidência e sobrecarga muscular, em virtude de o problema físico que debelou ser recente.

Assim, os departamentos médicos de clube e federação africana decidiram não correr riscos. João Correia perderá, por um lado, a possibilidade de somar mais duas participações pelo seu país – contabiliza três internacionalizações pelos AA –, deixando de fazer parte dos planos para participar nos encontros de preparação que os Tubarões Azuis irão realizar frente à Argélia, na quinta-feira, e as Ilhas Comores, na terça-feira seguinte. 

Estes encontros constituem uma oportunidade de o selecionador cabo-verdiano, Bubista, avaliar as suas opções tendo em vista a participação na Taça das Nações Africanas, que se realizará nos meses de janeiro e fevereiro. Em contrapartida, foi valorizada a preservação da condição física do jogador, que irá restabelecer-se na plenitude de forma a não ser obrigado a parar de competir, devendo encontrar-se na plenitude das suas capacidades por altura do regresso da competição.

O Desportivo de Chaves retorna à competição oficial dentro de menos de duas semanas, mais precisamente no dia 22 (domingo), com o emblema flaviense a deslocar-se ao reduto do Canelas 2010, que milita na Liga 3, pela 3.ª eliminatória da Taça de Portugal e, caso a equipa técnica assim o entenda, poderá contar com João Correia, como habitualmente, a assumir toda a ala direita.

João Correia, recorde-se, assume-se como elemento imprescindível para Moreno Teixeira, com quem já havia trabalhado no Vitória de Guimarães, na altura com o técnico a trabalhar como adjunto de Ivo Vieira, reencontrando-se com Moreno como um dos capitães de equipa e com mais de 100 jogos oficiais realizados pelos valentes transmontanos.