Alemanha Bundesliga arranca hoje: onze contra onze e ganha o Bayern?
Arranca esta sexta-feira a 61.ª edição da Bundesliga, com o Bayern a iniciar a defesa do título no terreno do Bremen que, num passado já distante (décadas de 80 e 90), chegou a ser um dos principais rivais dos bávaros. Agora, o cenário é bem diferente, aliás, aparentemente a equipa de Munique é a principal favorita a confirmar a teoria do antigo internacional inglês Gary Lineker «são 11 contra 11, e no final ganha a Alemanha», neste caso seria «são 11 contra 11 e ganha o Bayern».
Na verdade, são 11 (!) campeonatos seguidos que Manuel Neuer, Thomas Muller, Joshua Kimmich e companheiros de equipa festejam. Muitos já nem se devem recordar qual o último campeão antes do Bayern. Foi o Dortmund em 2011/2012, sob o comando de Jurgen Klopp, sendo Mats Hummels, Ilkay Gundogan e Robert Lewandowski os nomes mais sonantes.
Esta temporada, o Bayern reforçou-se com o internacional português Raphael Guerreiro (ex-Dortmund) e com o avançado inglês Harry Kane, que, aos 30 anos, vive a primeira experiência no estrangeiro, após 10 temporadas no Tottenham, no qual não ganhou um único troféu.
A estrela inglesa adiou, para já, o sonho de se tornar no melhor marcador da Premier League (é o segundo da lista com 213 golos, só tendo à frente Alan Shearer com 260), mostrando-se obcecado em ganhar títulos. «Queria estar a jogar ao mais alto nível, a lutar por títulos todos os anos», foi a justificação de Harry Kane aos jornalistas pela mudança de Londres para Munique.
Todas as temporadas, os adversários procuram quebrar com a hegemonia do Bayern. Na época transata, o Dortmund esteve quase a consegui-lo (bastava ter ganho em casa ao Mainz na última jornada, mas ficou-se pelo empate) e, tudo indica, será uma vez mais o adversário direto do Bayern, mesmo com as saídas de Raphael Guerreiro e do médio inglês Jude Bellingham (que já brilha no Real Madrid).
O RB Leipzig, apesar de ter visto sair várias estrelas (Nkunku, Laimer, Gvardiol e Szoboszlai), é também candidato a lutar pela saladeira, contando com a estrela espanhola Dani Olmo que já fez estragos ao Bayern esta época, ao marcar um hat-trick na vitória (3-0) que valeu a conquista da Supertaça alemã.
Há outras equipas que podem causar também impacto, caso do Union Berlim, no qual joga o central português Diogo Leite, motivado pela estreia na Champions (fase de grupos), bem como o Leverkusen, treinado por Xabi Alonso e que conta com o português Fábio Carvalho, emprestado pelo Liverpool.
Há ainda a curiosidade de acompanhar o desempenho do estreante Heidenheim, com destaque para o treinador Frank Schmidt, no cargo desde 2027, que cometeu a proeza de transportar a equipa do quarto escalão para a elite do futebol alemão!
Tudo a postos, pois, para o pontapé de saída da Bundesliga, competição que é acompanhada na TV em mais de 200 países.