5 janeiro 2025, 13:35
FC Porto: duas baixas para o Sporting
Francisco Moura e Grujic mantêm regime de tratamento no posto médico e falham a meia-final da Taça da Liga, em Leiria, diante do Sporting, na próxima terça-feira, às 19h45
Ex-guarda-redes do FC Porto, SC Braga e Sporting considera que os leões mostraram o melhor futebol até agora na temporada, mas salienta que a Taça da Liga é imprevisível e qualquer equipa pode conquistar o título
Beto, que representou o FC Porto, SC Braga e Sporting ao longo da sua carreira, fez uma análise à Final Four da Taça da Liga, destacando o Sporting como a equipa que mais se destacou no início da temporada. Para o ex-guarda-redes, agora com 42 anos, o Sporting apresentou o melhor futebol até ao momento, especialmente no primeiro terço da época.
«É verdade que, na minha opinião, o Sporting foi a equipa que apresentou o melhor futebol no início da temporada. Tem um plantel forte e pode produzir um futebol de alta qualidade», afirmou Beto, na Allianz Cup Day, na Arena Liga Portugal, no Porto, referindo-se à boa forma do Sporting até antes das turbulências recentes, como a saída de jogadores importantes.
Apesar de reconhecer o bom momento inicial do Sporting, Beto também admite que as equipas grandes não estão numa fase linear e que a imprevisibilidade marca esta edição da Taça da Liga: «É muito difícil dizer quem é favorito. A Taça da Liga é uma competição de eliminatórias, onde qualquer equipa pode surpreender. O FC Porto tem um ADN de eliminatórias, o Benfica continua a ser o Benfica, e o SC Braga já nos habituou a estar nas decisões», disse o ex-jogador, acrescentando que a luta pelo título está aberta, com 25% de chances para cada equipa.
5 janeiro 2025, 13:35
Francisco Moura e Grujic mantêm regime de tratamento no posto médico e falham a meia-final da Taça da Liga, em Leiria, diante do Sporting, na próxima terça-feira, às 19h45
Beto salienta que esta imprevisibilidade reflete a competitividade do futebol português, onde o campeonato é disputado a três, com o Benfica, Sporting e FC Porto a alternarem entre bons e maus momentos. «Este ano tem sido um ano atípico, um ano de percalços para os três grandes, onde não se esperavam certos resultados. O Benfica, por exemplo, perdeu pontos contra o SC Braga, e o FC Porto foi eliminado da Taça de Portugal», afirmou.
Para Beto, a Taça da Liga é um troféu importante para todas as equipas, e os jogadores devem tratar esta competição com a mesma seriedade que qualquer outra. «É um título que pode alavancar a confiança para o resto da temporada. Toda a gente quer ganhar. Até nos Legends já toda a gente quer ganhar», afirmou, destacando o prestígio que esta competição tem conquistado.
5 janeiro 2025, 13:30
A importância que um capitão experiente poderia ter na fase mais difícil do Sporting
Quando questionado sobre o impacto dos penáltis, Beto afirmou que os treinadores não planificam a sua equipa com base na possibilidade de um jogo ir para a marcação de grandes penalidades, mas sim para garantir a vitória nos 90 minutos. «A pressão não é mais do que a exigência de se ganhar. Futebol é exigência», sublinhou, deixando claro que, se o jogo for para penáltis, quem estiver mais preparado para esse momento terá vantagem.