SC Braga: Ricardo Horta quer repetir sucesso da época passada

NACIONAL06.01.202520:36

Capitão dos guerreiros do Minho dá o mote para a conquista de mais uma Taça da Liga. Pensamento está somente no Benfica e apenas depois disso entrará horizonte a final. Confiança para o jogo diante das águias

O SC Braga venceu três edições da Taça da Liga (2012/2013, 2019/2020 e 2023/2024) e Ricardo Horta esteve nas duas últimas conquistas. O histórico dos guerreiros do Minho começa a ser digno de respeito, a história do extremo não lhe fica atrás.

Ricardo Horta é um dos expoentes máximos da história recente do SC Braga, clube que representa há nove temporadas, e é, como tal, uma das vozes mais avalizadas do balneário para falar sobre os objetivos dos arsenalistas. E o objetivo imediato é a Taça da Liga, prova que o camisola 21 quer voltar a vencer.

Arsenalistas levantaram o troféu o ano passado, também em Leiria. (Foto: Miguel Nunes)

O internacional português assume essa meta sem qualquer tipo de subterfúgio e sublinha que a vontade é repetir o sucesso da época anterior.

«Vai ser um bom jogo [diante do Benfica, na meia-final de amanhã]. É bom o SC Braga estar nestas decisões e para nós vai ser um jogo que vamos encarar com muita ambição e expectativa. Sabemos que o ano passado nos correu muito bem e conseguimos ganhar esta prova, pelo que este ano queremos atingir primeiro a final e depois, chegando lá, queremos vencer de novo esta competição», começou por dizer numa entrevista à Liga Portugal e na qual as perguntas também foram colocadas por Alan, outra grande glória da história dos guerreiros do Minho.

E para que possa ser uma caminhada triunfal, é necessário dar um passo de cada vez. Sendo que o primeiro terá como obstáculo o Benfica. Mas Ricardo Horta demonstra saber o que os arsenalistas têm de fazer para voltarem a vencer os encarnados, tal como aconteceu, de resto, no passado sábado, na 17.ª jornada da Liga: «Nestas competições curtas, a concentração e o irmos até ao detalhe é fundamental. Sabemos que são jogos de 90 minutos e a seguir pode haver a lotaria dos penáltis, e como tal julgo que a equipa tem de estar concentrada durante os 90 minutos e não pode dar a mínima chance de o Benfica nos causar mossa. O fundamental é isso, é a concentração para que possamos chegar ao final do jogo com o nosso objetivo, que é a vitória. O que podem esperar é um SC Braga a querer vencer o jogo desde o primeiro minuto. É uma competição com história para nós. Ganhámos o ano passado e queremos voltar a ganhar, essa é a nossa posição, queremos conquistar a competição e o SC Braga tem de entrar para este jogo com uma vontade enorme de chegar à final. É isso que podem esperar, um SC Braga ambicioso, com alma, e a lutar pela vitória. Final? Não tenho preferências. O que eu prefiro é mesmo ganhar o primeiro jogo. Se não ganharmos ao Benfica não vale a pena estar a fazer previsões.»

A terminar, Ricardo Horta sublinhou a importância dos adeptos. «Espero o que eles costumam fazer sempre, que é apoiarem-nos para as vitórias, tal como também têm feito no campeonato, apesar de as coisas não estarem a correr tão bem como nós queríamos. Eles sabem que é uma competição curta, em que em dois jogos podemos vencer um troféu, e julgo que têm esse sentimento de que nós podemos ganhar e acho que nos vão apoiar e ajudar a equipa a conquistar mais um troféu para o clube», admitiu o jogador, convicto de que o SC Braga tem todas as condições para derrotar o Benfica e carimbar o passaporte para a grande final do próximo sábado.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer