Benfica venceu todos os 'play-offs' europeus
Vorskla Poltava, Twente, PAOK, PSV e Dínamo Kiev foram vítimas dos encarnados, no caminho para Liga Europa ou Liga dos Campeões
Quando há um play-off, a águia domina. Há cinco fases idênticas à que os encarnados vão disputar com o Toulouse na história do Benfica e todas elas foram ultrapassadas, uma a caminho da Liga Europa, quatro para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Benfica e Toulouse vão discutir a presença nos oitavos de final da Liga Europa (os oito vencedores de cada grupo da competição já lá estão) e a eliminatória começa já esta quinta-feira no Estádio da Luz, estando a segunda mão agendada para dia 22 deste mês, em França.
Os encarnados nunca vacilaram em fase de play-off, que o digam Vorskla Poltava, da Ucrânia (eliminado em 2009/10, a caminho da Liga Europa), Twente, dos Países Baixos (em 2011/12, rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões), PAOK, da Grécia (em 2018/19, no acesso à fase de grupos da Champions), PSV, dos Países Baixos (em 2021/22, igualmente para atingir a fase de grupos da prova milionária) e Dínamo Kiev, da Ucrânia, também com os grupos da Champions na mira. Ainda está fresco este play-off: 2022/23.
O Benfica não tem, pois, razões para estranhar esta fase da competição europeia, tão pouco a queda para a Liga Europa, dado que foi depois de sair sem glória de fases de grupos da Champions que acabou por atingir as duas finais europeias mais recentes da sua história: em 2013 perdeu 1-2 com o Chelsea, em 2014 foi derrotado nos penáltis pelo Sevilha, depois de empate sem golos. Jorge Jesus era o treinador nas duas finais.
Há más recordações
Identificados os play-off disputados pelos encarnados, é relevante acrescentar que o Benfica marcou presença em 15 duelos de fases preliminares de competições europeias. Inclui play-off e encontros respeitantes a pré-eliminatórias.
O Benfica continua a ser dominante, mas já não tem a folha limpa. Foi, por exemplo, eliminado em 3.ªs pré-eliminatórias por Lazio, de Itália (2003/04), Anderlecht, da Bélgica (2004/05) e PAOK, da Grécia (2020/21), sempre com o elevado preço de ver afastar-se a Liga dos Campeões e os seus milhões.
Em termos gerais, quanto a fases preliminares, o Benfica regista os tais 15 duelos, com 12 sucessos e três eliminações. Na Liga Europa, uma vitória (4-0) e uma derrota (1-2), no tal play-off com o Vorskla Poltava, na Liga dos Campeões 16 triunfos, seis empates e cinco derrotas, n as 27 partidas realizadas. O número ímpar tem a ver com a pandemia: derrota (1-2) e eliminação com o PAOK.