Benfica: Trubin assinala o aniversário do incidente de Chernobyl
Anatoliy Trubin, guarda-redes do Benfica. Foto: IMAGO/PanoramiC

Benfica: Trubin assinala o aniversário do incidente de Chernobyl

NACIONAL26.04.202416:36

Guarda-redes do clube da Luz recorda o desastre nuclear que afetou a Ucrânia

Um dia depois de ter assinalado a importância do 25 de abril para Portugal, Trubin voltou a recorrer às redes sociais para marcar outra data importante: 26 de abril de 1986, o dia em que ocorreu o desastre nuclear de Chernobyl.

O incidente, recorde-se, é o mais grave desastre nuclear da história. Pripyat, a cidade nas imediações da central nuclear, tornou-se inabitável até aos dias de hoje, sendo que, com a quantidade de radiação libertada na atmosfera, muitos cientistas consideram que caso a resposta tivesse sido mais lenta, a Europa poderia ter sido afetada em larga escala.

A mensagem de Trubin

Imagem retirada das Histórias de Instagram de Trubin

«Hoje é o dia em que se recorda a tragédia ocorrida na Central Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia», começou por escrever o guardião do Benfica.

«Em 26 de abril de 1986, ocorreu um acidente que destruiu completamente o quarto reator da central nuclear e causou uma poluição significativa na área à volta. Infelizmente, ainda hoje, a natureza é poluída todos os dias na Ucrânia por explosões de mísseis e bombas», concluiu, recordando a invasão da Rússia, cujas ofensivas bélicas continuam sem fim à vista.