ANTEVISÃO Benfica num braço-de-ferro duro
Encarnados jogam com o Rangers esta quinta-feira, em Glasgow, na Escócia, a 2.ª mão dos oitavos da Liga Europa; jogo da Luz ficou 2-2 e os dois clubes empataram sempre que se defrontaram
O Benfica joga esta quinta-feira o seu futuro nas competições europeias, depois de um primeiro confronto, em Lisboa, em que a equipa encarnada sentiu muitas dificuldades para empatar 2-2 com o Glasgow Rangers – esteve a perder duas vezes e marcaria os seus golos de penálti (Di María) e num autogolo.
Curiosamente, os últimos três jogos do Benfica contra equipas escocesas foram precisamente frente ao Rangers e todos terminaram com empates: 3-3 e 2-2 em 2020, na fase de grupos da Liga Europa, e o jogo da Luz desta edição da prova.
Em 13 jogos com equipas escocesas, o Benfica venceu 6, empatou 4 e perdeu 3 desafios. Na Escócia, o Benfica venceu apenas uma vez – o Hearts, na Taça dos Campeões, em 1960.
As águias chegam e este confronto em Glasgow, para onde viajaram na véspera, muito pressionadas, depois de terem perdido frente ao Sporting e ao FC Porto, perdendo, também, a liderança do campeonato. Roger Schmidt tem sido muito criticado. A equipa voltou às vitórias no último desafio com o 3-1 ao Estoril, depois de três jogos consecutivos sem vencer. Mas permanece sem vitórias nas últimas quatro deslocações.
Onze provável do Benfica – Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Aursnes; João Neves e Kokçu; Di María, Rafa e João Mário; Marcos Leonardo.
Lesionados – Juan Bernat
O que disse Roger Schmidt, treinador do Benfica:
«São as semanas decisivas, se queres conquistar títulos. O lado positivo é que estamos ainda em três competições. Vamos tentar dar o melhor na liga, temos a segunda mão na Taça de Portugal, e agora a Liga Europa. São semanas decisivas, claro. Estamos quase no final da época. Temos de mostrar que merecemos passar. Seria uma grande conquista. Estamos preparados para lutar pelos nossos objetivos em todas as provas.»
O Rangers, treinado pelo experiente belga Philippe Clément, chega a este novo confronto instalado no primeiro lugar do campeonato escocês e também voltou às vitórias na última partida – venceu por 2-0 o Hibernian –, depois de uma derrota e de um empate, este último com o Benfica.
O Rangers sofreu apenas uma derrota em todas as competições em 2024, frente ao Motherwell na Premiership. O Rangers venceu 10 dos últimos 11 jogos em casa e está invicto há cinco jogos na Liga Europa; porém, com três empates.
Onze provável do Glasgow Rangers – Butland; Tavernier, John Souttar, Connor Goldson e Ridvan Yilmaz; John Lundstram e Mohammed Diomandé; Kemar Roofe, Tom Lawrence e Fábio Silva; Cyriel Dessers
Lesionados – Sterling
Em dúvida – McCausland
O que disse Philippe Clément, treinador do Glasgow Rangers:
«Sei que, no fim de semana, o Benfica descansou quatro ou cinco jogadores a pensar neste jogo. Mas os meus jogadores estão preparados. Vi o suficiente hoje. Vejo que a frescura está de volta. A fome é muita e sei que temos de jogar acima do nosso nível para vencer, mas vamos dar tudo o que pudermos para conseguirmos isso. Como viram em Lisboa, não vamos estacionar o autocarro.»