Benfica: Marcos Leonardo quer mais
Marcos Leonardo

Benfica: Marcos Leonardo quer mais

NACIONAL12.03.202407:00

Entra em cena na luta pelo lugar de Gonçalo Ramos, Schmidt ficou satisfeito com o que viu com o Estoril e pode mantê-lo no onze

Já se sabe que para Roger Schmidt os golos marcados pelos avançados não são suficientes para manter o lugar de ponta de lança. Mas o golo e a exibição de Marcos Leonardo, elogiados, anteontem, pelo treinador do Benfica depois da vitória sobre o Estoril, podem ter contribuído para a afirmação do brasileiro de 20 anos, contratado pelos encarnados ao Santos por €18 milhões (a pagar a partir do verão), que, apesar de já ter mostrado qualidades de finalização sempre que foi chamado, tem representado papel de ator secundário na equipa. Isso pode estar, agora, a mudar.

Marcos Leonardo chegou à Luz em janeiro, longe da melhor condição física, depois das primeiras férias para descansar de quase três anos sem pausas competitivas. Precisou, como tal, de um plano específico de recuperação de forma, que está, finalmente, a dar frutos. O avançado sente-se muito melhor fisicamente, Schmidt também reconheceu que o mais difícil já passou e que o reforço «esteve melhor nos últimos treinos».

O jovem brasileiro também já está mais adaptado à nova cultura, aos novos hábitos e, sobretudo, ao que Schmidt dele quer. Neste percurso apoiou-se muito em Morato, que conhecia das seleções jovens do Brasil, David Neres e Arthur Cabral, mas também pode contar com os conselhos de Nicolás Otamendi, Ángel Di María e João Mário. Todos, até Rui Costa, Rui Pedro e Roger Schmidt, foram sensíveis à magnitude da mudança da vida de Marcos Leonardo e procuraram evitar efeitos negativos.

«É um jogador muito inteligente nas movimentações, tem atitude e está motivado. Estou muito feliz por ele, porque marcou e isso é importante para os avançados», acrescentou Schmidt, que já tinha ficado satisfeito com o desempenho de Marcos Leonardo nos últimos 25 minutos do jogo com o Rangers.

Com o Estoril, anteontem, foi titular pela primeira vez e mostrou como não há alguém no plantel tão rápido a puxar pelo gatilho. Marcos Leonardo é o jogador que menos minutos precisa para marcar — festeja um golo a cada 50 minutos. Quem mais se aproxima é Tiago Gouveia — um golo a cada 115 minutos. E no que diz respeito aos avançados a ameaça é Arthur Cabral — um golo a cada 170 minutos.

Com o Rangers, quinta-feira, na segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, as características de Marcos Leonardo sugerem que podem ser mais bem aproveitadas que as dos concorrentes, considerando que os encarnados podem ter mais espaço para atacar.

Uma coisa é certo: Marcos Leonardo está com fome para mais e tem consciência de que não é tempo para festejar e que o momento obriga a total concentração e dedicação.