Benfica e Sporting de olho nos quartos de final da Liga Europa
Fábio Silva, avançado português, joga no Rangers (Foto: MIGUEL NUNES)

Benfica e Sporting de olho nos quartos de final da Liga Europa

INTERNACIONAL14.03.202407:00

Águias e leões empataram na primeira mão em casa frente a Rangers e Atalanta, respetivamente; hoje, vencer é suficiente, mas o empate também pode chegar

Benfica e Sporting (pela ordem de entrada em campo, 17.45 e 20 horas, respetivamente) procuram uma presença nos quartos de final da Liga Europa — no caso das águias a 33.ª nas provas da UEFA, no caso dos leões a 12.ª (e segunda consecutiva, algo inédito em 63 presenças). Após empates caseiros na semana passada frente a Rangers (2-2) e Atalanta (1-1), encarnados e verdes e brancos estão a uma vitória do objetivo, sendo que o empate, desde que com um êxito no prolongamento e/ou penáltis, também serve o interesse dos emblemas de capital portuguesa.

Seis

Número de vitórias do Benfica frente a equipas escocesas nas provas europeias. Nos restantes sete jogos, quatro empates e três derrotas. Em golos, vantagem também das águias: 21-16.

Na Escócia, onde só ganhou uma vez em seis jogos (2-1 em Edimburgo frente ao Hearts em 1961), as águias, com vantagem no confronto direto frente a emblemas escoceses (ver números), procuram algo inédito: vencer o Rangers, protestantes que, curiosamente, também nunca venceram o campeão nacional — três empates em outros tantos jogos, 7-7 em golos (e em todas as partidas o Benfica beneficiou de um… autogolo)!

Invicto em casa frente a clubes portugueses, com oito vitórias e três empates, o Rangers sabe que o Benfica só seguiu em frente uma vez nas últimas cinco ocasiões em que não venceu a primeira mão em casa. Equilibrar esse saldo é, pois, o objetivo dos encarnados.

Sporting e Atalanta empataram a um golo na primeira mão (Foto: MIGUEL NUNES)

Seis

Número de vitórias do Sporting frente a equipas italianas nas competições europeias. Nos restantes 30 jogos, 15 derrotas e igual número de empates. Em golos, 32 marcados e 45 sofridos.

Também a missão do Sporting não se afigura fácil. Para começar, nunca venceu em Itália: cinco empates e 12 derrotas em 17 visitas. No nono duelo europeu frente ao principal cliente, a Atalanta — seguem-se Partizan, Inter, Rangers, Barcelona, Real, Basileia e Leverkusen com seis —, que ainda não perdeu na atual edição da Liga Europa (4V-3E), o leão procura atenuar o registo negativo com clubes italianos (ver números) e quebrar ciclo de oito jogos sem triunfos: 4E-4V.

Eliminado 13 vezes nos oitavos de uma prova europeia, o Sporting qualificou-se nas últimas três em que empatou em casa a primeira mão de uma eliminatória: Steaua (2017/18), Midtylland e Arsenal, ambos em 2022/23. Porém, das 15 ocasiões em que empatou o primeiro jogo no Estádio José Alvalade, só em cinco seguiu em frente...

Com maior ou menor dificuldade, que Benfica e Sporting arranjem dois quartos (na Liga Europa).