Rangers-Benfica: duelo de campeões
Só um clube tem mais títulos nacionais do que o Rangers. Benfica está no top-5 europeu. Quase 100 campeonatos entre os dois emblemas.
A eliminatória dos oitavos de final da Liga Europa entre Benfica e Rangers junta dois dos clubes com mais títulos de campeão nacional, mas nesse capítulo da história do futebol mundial a desvantagem encarnada ainda é considerável.
Se o Benfica festejou o 38.º campeonato português em 2022/23, sob o comando de Roger Schmidt, o Rangers já venceu o título escocês em 55 ocasiões. Isto apesar de já não fazer a festa desde 2020/21 - temporada em que foi orientado por Steven Gerrard -, sendo que essa é a sua única consagração dos últimos 12 anos.
De recordar que o adversário europeu do Benfica esteve quatro anos afastado da elite do futebol escocês, na sequência de um processo de insolvência que atirou a equipa para o terceiro escalão. Ainda assim o Rangers é o recordista de campeonatos na Escócia, mas agora seguido bem de perto pelo rival Celtic, que já soma 53 títulos. Números que atestam a bipolaridade do futebol escocês, que desde 1985 – ano de festa para o Aberdeen - que não tem outro campeão que não um dos rivais de Glasgow.
A nível mundial só há um emblema que supera estes registos, mas nem é preciso sair do Reino Unido para o encontrar. O Linfield até foi surpreendido pelo Larne em 2022/23, mas já foi campeão da Irlanda do Norte por 56 vezes. Tem, por isso, um lugar no livro dos recordes do Guinness.
O Benfica está à porta do top 10 mundial, mas no contexto europeu é o quinto emblema com mais títulos, uma vez que só tem mais o Olympiakos à frente, que foi campeão grego em 47 ocasiões.
Fora da Europa, também Peñarol (53) e Nacional (49), do Uruguai, o Olimpia (46), do Paraguai, outro Olimpia (44), das Honduras, o Al Ahly (43), do Egito, o South China (41), de Hong Kong, e o Deportivo Saprissa (39), da Costa Rica, têm mais títulos nacionais do que o Benfica.