Bruno Lage diz que a equipa precisa de perceber os momentos do jogo.
0 seconds of 1 minute, 44 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:44
01:44
 

Benfica: «Bruma tem de desinibir-se, ele é diferente»

NACIONAL25.03.202507:10

Pedro Mantorras aponta caminho ao avançado, que corre atrás de maior brilho com a camisola das águias

Bruma foi a contratação surpresa do último mercado de janeiro. O Benfica pagou €6,5 milhões ao SC Braga pelo extremo internacional português de 30 anos e assinou com ele até 2028.

Na bagagem, o atacante trouxe números que configuram a melhor época da carreira, com 13 golos e 8 assistências pelos minhotos. Já leva 1 golo e 1 assistência em 6 jogos pelo Benfica, mas não pôde jogar a UEFA Champions League porque os encarnados optaram por não o inscrever, uma vez que ainda tinha 2 de 3 jogos para cumprir de castigo que recebeu com a camisola dos bracarenses na UEFA.

Bruma marcou o golo da vitória (1-0) da equipa das águias nos Açores, frente ao Santa Clara, na jornada 22; assistiu para golo na jornada seguinte, no 3-0 ao Boavista, com palco no Estádio da Luz, e foi titular nos últimos quatro jogos do campeonato e na Taça de Portugal, precisamente frente ao clube anterior dele, o SC Braga, desafio que o Benfica venceu (1-0), qualificando-se para as meias-finais. Porém, nas duas últimas partidas, frente a Nacional e Rio Ave, em que apenas saiu do campo aos 82' e 88', respetivamente, Bruma fez boas exibições mas o último passe e a finalização não lhe correram bem, o que deixou o jogador irritado no campo, perceptível em algumas reações dele, e fez com que Bruma finalizasse os jogos também com frustração. Bruma quer ser mais influente no Benfica e está focado nesse objetivo.

Pedro Mantorras, antigo ponta de lança do Benfica, que tantas vezes provocou entusiasmo dos adeptos nas bancadas, acredita que se trata apenas de uma questão de tempo até Bruma conseguir fazer o mesmo de forma sistemática.

O antigo ponta de lança Pedro Mantorras a festejar pelo Benfica, em 2006/07 (foto: Vítor Garcez)

«É um jogador que já conhece a Liga portuguesa, portanto, uma mais-valia. Está a procurar impor-se, ser o que era no SC Braga, e estou a gostar, vejo que está a empenhar-se, a correr, ainda a conhecer a realidade do Benfica. Mas é muito versátil e está a ir bem», começa por dizer Mantorras.

Está a empenhar-se, a correr, ainda a conhecer a realidade do Benfica

O antigo avançado das águias sublinha que «a responsabilidade» de representar o Benfica e a «pressão» que chega dos adeptos dos encarnados são «completamente diferentes» daquelas que Bruma deixou em Braga, mas também confia que o extremo tem capacidade para lidar com isso. Desde que faça sobretudo uma coisa...

«Bruma está a procurar adaptar-se às ideias do treinador e a ser solidário em campo, é importante marcar golos, mas mais importante é o coletivo. Mas o que fará mesmo com ele se destaque é se conseguir desinibir-se. O futebol não é amarras e ele tem de divertir-se a jogar, ser o Bruma que todos conhecemos e de que gostamos. Não vale a pena mudar», avisa Pedro Mantorras, consolidando o ponto de vista dele: «O Bruma que jogou com o Santa Clara é aquele que gosto, que vai para cima no um contra um, que não tem medo de errar, que se diverte com a bola nos pés. Há mais responsabilidade no Benfica, sim. Os adeptos do Benfica puxam muito, é verdade, mas Bruma tem aquela característica de ser diferente, agitador, o que às vezes falta aos alas da equipa. Desejo-lhe muitas felicidades e acredito muito nele, no prazer que tem em jogar e nos dará no Benfica

O futebol não é amarras e ele tem de divertir-se a jogar, ser o Bruma que todos conhecemos e de que gostamos. Não vale a pena mudar

No regresso à competição, sexta-feira, em Barcelos, frente ao Gil Vicente para o campeonato, Bruma tem forte chance de ser novamente titular. E de continuar a melhorar com a camisola do Benfica, como deseja ele e Bruno Lage, que o foi buscar para fazer a diferença na corrida pela conquista do título.