Gonçalo Guedes pode ser torpedo do submarino amarelo para derrotar Barcelona
Gonçalo Guedes (EPA/ANDREU ESTEBAN)

ANTEVISÃO Gonçalo Guedes pode ser torpedo do submarino amarelo para derrotar Barcelona

INTERNACIONAL27.01.202408:15

Barcelona-Villareal joga-se este sábado às 17h30... Blaugrana regressam depois de sete jogos e 38 dias; Villarreal quer colocar fim a jejum de vitórias que durá há... 38 dias. Gonçalo Guedes pode ser lançado ao onze do Villarreal.

Ao fim de 38 dias eis que o Barcelona volta a jogar no Montjuic, a casa emprestada dos blaugrana enquanto decorrem as obras de requalificação do Camp Nou. O adversário deste sábado é o Villarreal e, passe o exagero, os adeptos catalães já nem se devem lembrar do último jogo caseiro, frente ao Almeria, por 3-2. Mas deviam, porque foi um jogo sofrido, que o Barcelona venceu por 3-2, com um golo de Sergi Roberto nos instantes finais.

De então para cá, o Barcelona realizou sete jogos, por capricho todos fora de casa. Frente ao Las Palmas e Betis (campeonato), Balastros, Unionistas e Atlético de Madrid (Taça do Rei), Osasuna e Real Madrid (Supertaça). Finalmente o regresso a casa, frente ao Villarreal.

Janeiro 'agreste' para Barcelona

Barcelona perdeu Supertaça para o Real Madrid (Foto Imago)

Ambas as equipas chegam a este jogo longe de respirarem saúde… O Barcelona foi eliminado da Taça do Rei pelo Athletic Bilbao (2-4), no San Mamés. Isto dias depois de ter perdido a final da Supertaça para o Real Madrid  (1-4). Dois dos quatro objetivos da época já ficaram pelo caminho. Tem ainda o Campeonato e a Liga dos Campeões. 

Em relação ao campeonato, cumpridas 21 jornadas, os blaugrana estão em terceiro lugar. A oito pontos do cada vez menos surpreendente Girona e sete do arqui-rival Real Madrid. Aliás, o Barcelona está mais perto do Atlético de Madrid (4.º, com menos três pontos) do que do 2.º lugar.

Ao fim de 38 dias, o Villarreal procura voltar às vitórias, depois de ter ultrapassado o Celta de Vigo. Não tem sido uma época fácil para o Villarreal de Marcelino Toral, o 3.º treinador da época. O submarino quer fugir a águas profundas e não está numa situação confortável. A equipa ocupa a 14.ª posição, com 20 pontos, mais cinco do que o Cádiz, o primeiro abaixo da chamada linha de água.

Marcelino Toral, treinador do Villarreal (IMAGO / Ricardo Larreina Amador)

Nos dez jogos já realizados fora de casa, venceu apenas dois, empatou três e perdeu cinco. A lógica de Marcelino Toral será a equipa olhar para a estatística como o copo meio cheio: cinquenta por cento  de probabilidades de não perder, o que, jogando em Barcelona, nem seria mau de todo… Mas com apenas dez golos marcados fora, o Villarreal tem apenas o 15.º ataque; e em termos defensivos, com 20 sofridos, tem a quarta pior defesa na condição de visitante. Logo, uma equipa permeável fora de casa, mais até do que a maioria das que estão abaixo na classificação.

Duelo de portugueses

Gonçalo Guedes é reforço do Villarreal (IMAGO / eu-images)

Expetativa também para a presença de jogadores portugueses em campo. Do lado do Barcelona João Cancelo e João Félix, no Villarreal referimo-nos a Gonçalo Gudes. No Barcelona é possível que nenhum deles seja titular. Cancelo já regressou de lesão mas não é líquido que seja escolhido por Xavi como tirular, João Félix tem perdido protagonismo. 

Quanto a Gonçalo Guedes, a dúvida foi fomentada pelo próprio treinador. Na conferência de imprensa de antevisão, Marcelino Toral elogiou a adaptação e resposta que Gonçalo Guedes está a dar e deixou em aberta a hipótese de estar no onze. Mas mesmo que não esteja, no mínimo deve ser lançado durante o jogo.

Palavra aos treinadores

Xavi: treinador do Barcelona: Sinto-me feliz, no maior clube do Mundo, e desfruto de cada dia que venho trabalhar. O presidente tem-me transmitido muita confiança, tal como o Deco [diretor desportivo] com quem estamos já a preparar a próxima época. Naturalmente vivo de títulos, mas a avaliação faz-se no final da época. Em relação ao jogo com o Villarreal, estamos contentes por voltarmos a jogar em casa. Necessitamos de sentir os nossos adeptos, num jogo frente a um adversário que pode estar a viver um momento difícil mas que tem um grande treinador e grandes jogadores.»

Marcelino Toral, treinador do Villarreal: «Temos de jogar com convicção e atrevimento. Só estando ao melhor nível poderemos lutar pela vitória. O Barcelona é favorito? O favoritismo tem de ser comprovado em campo. Reconheço que o Barcelona esta época mais permeável a defender e vamos tentar aproveitar isso, mas não deixa de ser uma grande equipa, de enorme qualidade. Temos de jogar com qualidade, ambição, convicção.»

Equipas prováveis e ausentes

Onze provável Barcelona: Iñaki Pena; Kounde, Ronald Araújo, Pau Cubarsi, Roberto; De Jong, Gundogan, Pedri; Yamal, Lewandowski, Férran Torres

Lesionados: Alex Balde, Raphinha, Inigo Martinez, Marcos Alonso, Gavi e Ter Stegen

Onze provável Villarreal: Filip Jorgensen; Kiko Femenía, Eric Bailly, Jorge Cuenca, Alberto Moreno; Ilias Akhomach, Santi Comesaña, Francis Coquelin, Álex Baena; Gerard Moreno e Alexander Sorloth

Castigado: Pep Reina

Lesionados: Pedraza, Terrats, Parejo, Albiol, Pino e Suarez

Em dúvidaFoyth

Dados estatísticos

Para o campeonato, o Barcelona nunca empatou em casa: 10 jogos, oito vitórias e duas derrotas.~

Em casa, o Barcelona tem apenas o quinto melhor ataque, com 21 golos, e a sexta melhor defesa, com 11 consentidos.

Fora de casa, o Villarreal venceu dois jogos, empatou três e perdeu cinco.

O Villareal tem a quarta pior defesa fora de casa, com um média de dois golos sofridos por jogo, pior só o Getafe, Granada e Almeria.

No jogo da 1.ª volta, o Barcelona venceu o Villareal por 4-3. Um jogo emocionante, com muitos golos, cenário que se pode repetir.

Sequência do Barcelona em todas as competições: V V D V V D

Sequência do Villarreal em todas as competições: D V D E D E

O Villarreal não ganha há quatro jogos (duas derrotas e dois empates). A última foi com o Celta de Vigo, 3-2, em casa, para a La Liga, a 20 de dezembro.